Ir para o conteúdo principal
Voltar

MarketingTendênciasVarejo

Varejo farmacêutico: como otimizar as oportunidades de inverno

No varejo farmacêutico, aproveitar e otimizar as oportunidades sazonais é essencial para impulsionar as vendas e manter-se competitivo no mercado. 

Segundo a Sociedade Brasileira de Infectologia, é no período de inverno que há maior incidência de doenças respiratórias, uma vez que as temperaturas baixas favorecem a disseminação de vírus, como resfriados, gripes e a COVID-19. 

Portanto, nesta estação, com particularidades e necessidades específicas, é fundamental que você esteja preparado para atender seus Shoppers da melhor maneira possível. 

Neste artigo, vamos explorar a otimização das oportunidades do varejo farmacêutico no inverno, bem como fornecer dicas valiosas para impulsionar suas vendas neste período. 

Continue lendo para se destacar no varejo farmacêutico e oferecer soluções que farão a diferença para o seu Shopper! 

Tendências sazonais no varejo farmacêutico no inverno 

Durante o inverno, que ocorre de 21 de junho a 26 de setembro de 2023, as demandas dos Shoppers mudam em relação às outras estações do ano. 

Por isso, é importante que você esteja atento a essas mudanças para atender às suas necessidades. 

A seguir, destacamos algumas oportunidades:

  1. Produtos que promovem saúde e bem-estar são essenciais durante o inverno. Lembrando que o autocuidado vem ganhando cada vez mais espaço na área de vendas, como uma tendência global;
  1. Nebulizadores e seus acessórios também têm grande procura em decorrência dos problemas respiratórios;
  1. Medicamentos OTC, tais como antigripais, descongestionantes nasais, pastilhas para garganta, antialérgicos, multivitamínicos (em especial, a vitamina C) e suplementos imunológicos são produtos altamente procurados nesta estação;
  1. Certifique-se de que sua prateleira esteja abastecida com esses itens e destaque-os para seus Shoppers. Muitas vezes, o Shopper que não encontra o que procura abandona todo o carrinho de compras;
  1. Marca Própria ou produtos exclusivos são sempre uma excelente estratégia para associar sua marca a produtos de qualidade e custo x benefício, além de ter maior autonomia na formação de preço para seu negócio, e buscar a preferência do consumidor;
  1. Serviços clínicos são outra tendência em crescimento. Mais de 8 milhões de serviços clínicos foram prestados em 2022 pelas farmácias, segundo matéria publicada no Panorama Farmacêutico. Estes serviços geram acesso, conveniência e praticidade para seu Shopper, que pode ser associado ao serviço de agendamento.

Estratégias de marketing no varejo farmacêutico no inverno

Para aproveitar ao máximo as oportunidades do varejo farmacêutico no inverno, é essencial investir em estratégias de marketing eficazes. 

  1. Ofereça descontos direcionados ao seu Shopper em produtos sazonais e destaque os benefícios de cada item para incentivar as compras. O segredo, porém, é não oferecer desconto para todos, mas de forma direcionada;
  1. Destaque seus produtos em sua loja física, numa ilha sazonal de produtos, por exemplo, para haver maior visibilidade e facilidade de compra;
  1. Dê dicas de saúde em suas mídias sociais para o seu Shopper enfrentar o inverno: essa é uma excelente estratégia para engajá-lo.

É importante manter uma comunicação clara e constante com seu público-alvo. 

Por isso, aproveite essas estratégias para se destacar no mercado e oferecer soluções que atendam às necessidades do seu público durante a estação mais fria do ano.

Expansão de serviços no varejo farmacêutico no inverno

Durante o inverno, a vacinação contra a gripe e o tratamento de doenças respiratórias se tornam preocupações de saúde prioritárias. 

Essa é uma excelente oportunidade para atrair os clientes, uma vez que promove cuidados com a saúde e estabelece uma relação de fidelidade. Vale ressaltar que o varejo farmacêutico oferece esses serviços para um público muito mais abrangente do que os atendimentos públicos. 

Portanto, aproveite essa vantagem e destaque-se no mercado.

Confira:

  1. Ofereça serviços de vacinação em sua farmácia;
  1. Treine sua equipe para oferecer orientação e aconselhamento personalizados aos seus Shoppers, uma vez que muitas pessoas enfrentam problemas de saúde específicos no inverno – como pele seca e doenças respiratórias;
  1. Divulgue, de forma clara, os serviços clínicos que sua rede oferece e em quais lojas eles estão disponíveis.

Ao aproveitar essas oportunidades sazonais, você proporciona um atendimento diferenciado e contribui para o bem-estar da comunidade.

Cuidados com a pele e bem-estar no inverno

No inverno, a pele tende a ficar mais seca e desidratada. Os olhos também. 

Por isso, separamos algumas dicas para você oferecer os melhores cuidados, bem como um bem-estar nesta estação. Confira:

  1. Ofereça uma variedade de produtos para hidratação e proteção, como hidratantes corporais, protetores labiais e produtos para alívio de ressecamento, com faixas de preço adequadas a diversos públicos do seu estabelecimento;
  1. Destaque os benefícios desses itens e demonstre como eles podem fazer a diferença no cuidado diário da pele durante a estação mais fria;
  1. Mostre como produtos como chás, aromaterapias e aquecedores podem ser grandes aliados para proporcionar conforto e aconchego durante este período;
  1. Lágrima artificial ou lubrificante oftálmico também têm destaque de consumo em períodos mais secos;
  1. Dermocosméticos são sempre uma oportunidade para encantar o Shopper que quer investir em lançamentos e produtos com novas tecnologias e ingredientes para o skincare

Durante o inverno, os cuidados com a pele e o bem-estar são essenciais. Portanto, ao oferecer uma variedade de produtos e soluções, você ajudará o Shopper a enfrentar a estação mais fria com bem-estar e cuidado adequados.

O próximo passo

Ao longo deste artigo, exploramos estratégias para otimizar as oportunidades sazonais no varejo farmacêutico durante o inverno e compreendemos a importância de atender às demandas dos Shoppers. 

Mas o que faz sentido para cada Shopper?

Em tempos onde o cliente está cada vez mais criterioso em como gastar o dinheiro, conhecê-lo e oferecer produtos alinhados às suas necessidades é o que fará seu negócio se destacar no mercado.

Aproveite ao máximo as soluções de CRM da Propz, que podem impulsionar suas vendas, com margens saudáveis, e fornecer insights valiosos para atender às necessidades sazonais do seu público.

Fale com os nossos especialistas e leve sua farmácia para o próximo nível do varejo!

Palavras-chave:

Compartilhe