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Confira os principais números do setor supermercadista 2023

Os principais números do setor supermercadista são divulgados anualmente pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS).

Recentemente, em uma pesquisa realizada em conjunto com a NielsenIQ, dados relevantes foram publicados na Revista SuperHiper, que também é conhecida pela divulgação do ranking na mesma edição.

O setor supermercadista é um dos mais fortes e representativos da economia brasileira: em 2022, respondeu por um faturamento de R$ 695,7 bilhões, representando 7,03% no PIB nacional, com mais de 94 mil lojas espalhadas por todo país. 

Preparamos um resumo dos principais indicadores da ABRAS 2023 para você ficar por dentro dos números num estalar de dedos. Aliás, números por aqui na Propz são fundamentais para tudo! Confira.

Ranking ABRAS 2023

O estudo do Ranking ABRAS 2023 revelou que o número de lojas do varejo alimentar aumentou de 92.588 em 2021 para 94.706 em 2022.

Além disso, diariamente, cerca de 28 milhões de consumidores passam por essas lojas, que contam com um total de 245,4 mil check-outs.

No Ranking atual, o Carrefour lidera o mercado pelo sétimo ano consecutivo, seguido pelo Assaí Atacadista e pelo Grupo Mateus, que subiu uma posição neste último ano.

Dentre os top 30, destacam-se: Savegnago, Grupo Bahamas e Atakarejo em 16º, 23º e 24º no ranking, respectivamente.

500 maiores empresas do setor – Indicadores estratégicos: financeiros, estruturais e eficiência operacional

Durante o painel de abertura, foram abordados não somente os indicadores financeiros, mas estruturais e de eficiência operacional.

  • O percentual de perdas, por exemplo, de produtos perecíveis e furtos, subiu de 28% em 2022 para 32% em 2023. Isto é, um aumento de 4pp em um ano;
  • Já no campo administrativo, a eficiência operacional, que engloba a prevenção de perdas, por exemplo, subiu de 12% em 2022 para 15% em 2023, sendo 3pp no período de doze meses
  • O lucro líquido médio do setor se manteve em 2,9%, se igualando ao ano anterior;
  • O formato atacarejo contou com 47,7% das verbas após investimentos no setor em aquisição de lojas (36,5%), construção de lojas (33,9%) e outros, seguidos dos supermercados e hipermercados, que tiveram 44,4% de alocação da receita nos mesmos setores;
  • A receita das 500 maiores empresas declarantes do Ranking ABRAS 2023 cresceu 21% em relação ao ano anterior: isto significa 501,8 bilhões de faturamento bruto ao ano;

Indicadores financeiros, estruturais e operacionais – 501º a 1.247º no ranking do setor supermercadista

Os indicadores financeiros, estruturais e operacionais do grupo de empresas do setor supermercadista entre as posições 501 a 1.247, isto é, 747 supermercadistas, também tiveram destaque. Veja a seguir:

  • O grupo de empresas possui um total de 866 lojas, gerando 19.095 empregos diretos;
  • A quantidade de check-outs operados varia entre 1 e 15, totalizando 3.565 check-outs;
  • O grupo dos 747 supermercadistas registrou uma receita média, por loja, de 9,8 milhões;
  • A relação entre receita e check-out ficou em 2 milhões, indicando eficiência operacional;
  • O faturamento por metro quadrado foi de 18 mil, refletindo um bom desempenho por área de vendas.

O aumento expressivo na receita evidencia a relevância desses varejos no setor supermercadista, bem como suas habilidades em atender às necessidades dos Shoppers

Além disso, os dados referentes à estrutura e eficiência operacional destacam a solidez desse grupo.

Principais números do setor supermercadista – Dados relevantes

O ranking leva em consideração diversos indicadores do setor supermercadista. Por isso, separamos alguns dados relevantes levantados pelo Ranking ABRAS 2023. Confira:

  • A primeira seção em faturamento é a de mercearia seca, que alcançou em 2022 26,9% do faturamento do varejo supermercadista. Isto é, 0,4pp maior que o ano anterior;
  • A mercearia líquida, segundo colocado na seção de faturamento supermercadista, teve uma queda de 1,4pp em um ano. Em 2021, o faturamento desta seção foi de 14% enquanto, em 2022, caiu para 12,6%;
  • As vendas por comércio eletrônico, como e-commerce, aplicativos de delivery e marketplaces são praticadas por 35% dos supermercadistas, enquanto 65% ainda não possuem esta modalidade de vendas;
  • Dos 35% que declaram trabalhar com comércio eletrônico: 61,7% dos varejistas  atuam por meio de e-commerce, 24,2% trabalham com aplicativos de delivery e 14,1% vendem via marketplace;
  • Apenas 36% dos supermercadistas trabalham com produtos orgânicos, sendo 38% in natura e 62% de orgânicos industrializados. Isto significa que 64% ainda não oferecem estes produtos em seus estabelecimentos;
  • A importância dos produtos de marca própria para os Shoppers se manteve estável em 6% em relação à pesquisa anterior; 
  • Cerca de 21% do varejo atual trabalha com algum nível de mix próprio, ou seja, a presença de marca própria e/ou produtos exclusivos;
  • O segmento de itens importados é explorado por 32% dos supermercadistas, principalmente em alimentos e bebidas, que juntos correspondem pelas vendas de 57% destes itens.

Programas de fidelização no setor supermercadista

A pesquisa do Ranking ABRAS 2023, que contou com a participação de 775 varejistas para a base de dados, ou seja, 84% do setor, revelou dados importantes sobre programas de fidelização. Veja:

  • 43,8% dessa base afirma ter programas de fidelização, enquanto 56,1% ainda não oferecem estes serviços;
  • Os programas de fidelização reforçam o relacionamento com o Shopper, e podem gerar confiança e lealdade;
  • A fidelização ajuda a reter os Shopper existentes, evitando que eles migrem para a concorrência. Ao oferecer incentivos e recompensas exclusivas, é possível incentivar a frequência de compras;
  • A coleta de dados pode ser feita pelos programas de fidelização. Assim, é possível ter dados valiosos sobre os Shoppers e direcionar ofertas personalizadas para cada um, de acordo com suas necessidades e desejos.

Portanto, os varejistas que investem em programas de fidelidade têm mais chances de alcançar o sucesso e se destacar em um mercado altamente competitivo.

Faturamento por estado

A pesquisa revelou que não houve alterações até o 6º lugar do ranking de participação dos estados no faturamento. Confira:

  • O Estado de São Paulo se manteve na liderança, porém com uma pequena queda: em 2021, foi o responsável por 35,4% do faturamento do setor, enquanto em 2022 foi para 33,0%, com uma redução de 2,4pp;
  • Minas Gerais, segundo colocado, caiu de 11,9% para 10,8%, ou seja, 1,1pp, seguido por Rio Grande do Sul (9,4%), Paraná (8,6%), Santa Catarina (7,9%) e Rio de Janeiro (5,4%).
  • Em 2022, porém, o Pará, que teve 1,8% de faturamento em 2021 e estava em 11º lugar, subiu para 7º colocado, totalizando 3,8% de faturamento em 2022 e tomando o lugar do Distrito Federal, que tinha 3,7% e caiu para 2,6%, ficando em colocado.

Conclusão

Os principais números e indicadores do setor supermercadista de 2023 mostram a sua grandiosa importância na economia brasileira. 

Com um faturamento significativo, aumento do comércio eletrônico e a relevância dos programas de fidelização, fica claro que investir em estratégias eficientes é fundamental para o sucesso dos varejistas.

Nesse sentido, a Propz oferece soluções direcionadas de relacionamento que podem potencializar o engajamento, desempenho e a fidelização dos Shoppers. 

Com o uso de dados valiosos e a construção de ofertas personalizadas, a Propz auxilia os varejistas a conquistarem a confiança e lealdade dos seus Shoppers, e impulsiona as vendas com margens saudáveis.

Eleve já o seu negócio a um novo nível de sucesso! 

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