A tecnologia criou uma dinâmica de transformação digital no varejo, orientada para coleta, armazenamento, análise e distribuição de informações.
Com o ritmo acelerado da transformação digital, o setor de varejo enfrenta muitos benefícios, bem como alguns desafios importantes.
Até 2026, o mercado global de transformação digital no varejo deverá atingir US$ 388,51 bilhões e crescer a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR (Compound Annual Growth Rate) de 18,2% entre 2021 e 2026.
A rotina de trabalho está sendo influenciada por novas tecnologias, que facilitam o trabalho e otimizam o tempo dos profissionais. Além disso, os CIOs do varejo devem aproveitar a base da tecnologia digital para inovar na experiência do cliente.
Sem adaptação tecnológica, os negócios tradicionais logo serão considerados desinteressantes e isso pode ser uma ameaça para os varejistas.
Transformação digital: conceito e importância da estratégia
A transformação digital é uma estratégia que visa proporcionar uma experiência omnichannel, adaptada às necessidades e expectativas do cliente. Para tanto, são usados conceitos e tecnologias, baseados em localização, comportamento de compra do consumidor, previsão de tendências de mercado, análise estratégica e marketing em todos os canais. Recursos como bonificação instantânea, notificações push personalizados, definição de régua de relacionamento, compõe a estratégia de marketing digital.
Na prática, o conceito de transformação digital no varejo ganhou força desde a pandemia que aumentou a demanda por tecnologia digital no setor de varejo.
Além disso, o atendimento omnichannel é crucial para os varejistas que desejam investir em transformação digital e manter proximidade com os clientes. Pesquisas apontam que o comércio por meio de canais de mídia social deve mais que dobrar de 2021 a 2025, representando cerca de US$ 80 bilhões em vendas no varejo.
Contudo, para os varejistas, a transformação digital visa ir além dos ganhos graduais, centrados na experiência do cliente. Mais do que inteligência de dados, agilidade e novas propostas de valor, a abordagem também permite cortar custos, simplificar procedimentos e melhorar a eficiência.
Tudo isso impacta na entrega para o cliente.
Quais tecnologias podem ser usadas na transformação digital?
Para os varejistas, a melhor abordagem é adotar soluções que removem quaisquer obstáculos e atritos na jornada do cliente e facilitem a compra.
Nos últimos anos, o varejo adotou novas tecnologias digitais, introduzindo sistemas de Ponto de Venda (Point Of Sale – POS), plataformas CRM, sistemas ERP, sistemas de Inteligência Artificial e muito mais. No entanto, acelerar o processo de digitalização pode levar a problemas no futuro.
Na transformação digital, é fundamental definir o problema de negócios a ser resolvido, incluindo as partes interessadas. A partir daí, o foco consiste em trabalhar, de maneira sistemática, em direção à solução certa.
Para atender todas as necessidades mapeadas, é necessário garantir que você não desperdice recursos na tecnologia errada.
Nunca foi tão crítico para os CIOs do Varejo acertar e escolher a melhor solução para as necessidades da empresa.
Afinal, como vincular essas tecnologias à experiência do cliente para alcançar a transformação do varejo digital?
Em que tecnologia o varejo deve investir para melhorar a experiência do cliente?
#1 Investimento em digitalização
Priorizar o investimento na tecnologia certa, com potencial de agregar valor, é outro desafio significativo para o varejista.
É fundamental entender quais novas infraestruturas e tecnologias são adequadas para sua loja. Você pode investir em soluções ERP e CRM, que organizam o fluxo de processos e aumentam a eficiência operacional a partir da integração das áreas da loja nos sistemas.
#2 Automação de processos
Robôs, drones e checkout automatizados estão mudando o varejo. Por exemplo, donos de lojas estão desenvolvendo entrega autônoma, que pode reduzir os custos da operação, se for feito de forma segura e confiável em escala. Especialistas do varejo estimam que a automação do setor, calculada em 40% hoje, pode chegar a 60-65% nos próximos três a quatro anos.
Já varejistas inovadores, que possuem armazéns em suas cadeias de abastecimento, estão usando uma automação eficaz para reduzir o desperdício manual.
#3 Dados
As oportunidades de marketing e otimização baseadas em dados fazem parte da revolução do marketing digital, que acompanha o consumidor em todo o seu ciclo de vida.
Uma abordagem centrada no cliente significa que os dados pessoais devem ser tratados de uma forma que faça sentido para o consumidor.
Agora, os varejistas estão prestando mais atenção aos aspectos que envolvem Big Data, como privacidade do usuário, processamento de dados pessoais e proteção de dados pessoais.
Transformação digital: Carrefour é case de sucesso no varejo
Como resultados do investimento em uma estratégia de transformação digital, muitos varejistas já têm cases de sucesso, como é o caso do Carrefour.
Para atender às demandas dos clientes, a rede de supermercados criou um projeto de comunicação digital que melhora a experiência e a jornada de compra de seu consumidor. Com a estratégia, o Carrefour conquistou o segundo lugar no Prêmio de Inovação do Varejo de 2022.
Intitulado “Carrefour: digital signage”, o projeto foi executado pela NEEOH, responsável pela digitalização da comunicação de 70 lojas do Carrefour, com foco em ações voltadas para a comunicação interna e pontos de venda (PDVs).
O projeto é dividido em vários canais dentro da loja para comunicar aos clientes oportunidades em diferentes momentos da compra. A implementação do modelo foi executada pela Founders, responsável pela manutenção de infraestrutura, hardware, software, gerenciamento, monitoramento, criação dos conteúdos, manutenção e backup.
O varejo está passando por mudanças sem precedentes, impulsionadas pelo comportamento do consumidor, viabilizadas pela tecnologia e aceleradas por uma pandemia. Para os gestores do varejo, o desafio da vez é adotar a transformação digital, com foco em aumentar a performance da loja, melhorar a experiência do cliente e apoiar os líderes de negócios.