As lojas que querem se destacar precisam saber quais ações aplicar para aumentar as vendas no supermercado
Quer garantir a sobrevivência da sua loja no mercado competitivo? Então você precisa aplicar ações para aumentar as vendas no supermercado!
Da prevenção de perdas à fidelização dos clientes, melhorar a rentabilidade das lojas físicas e online é uma questão de sobrevivência.
O varejo é um setor dinâmico e desafiador, conhecido por seu alto volume de vendas e margens mais ajustadas. Em segmentos como supermercados, por exemplo, o lucro líquido médio geralmente gira em torno de 2,9% ou menos.
No entanto, é importante ressaltar que, mesmo nesse contexto, cada pequeno ganho pode representar a diferença entre obter lucro ou prejuízo. Otimizar cada oportunidade de investimento torna-se fundamental para o sucesso nesse ambiente competitivo.
Portanto, para se destacar e garantir o sucesso no varejo, é crucial identificar e implementar estratégias que impulsionem as vendas e melhorem a rentabilidade, desde a prevenção de perdas até excelente experiência de compra e fidelização dos Shoppers.
Além da rentabilidade
Ao mesmo tempo em que o varejo precisa aumentar as vendas e melhorar sua rentabilidade, não pode deixar de lado aspectos essenciais para o encantamento dos Shoppers.
Um estudo feito pela Zendesk, CX Trends Latam 2022, relatório de tendências em experiência do cliente, mostra que os consumidores estão cada vez menos propensos a aceitar experiências ruins.
61% dos consumidores em todo mundo dizem que esperam padrões mais elevados de atendimento após a crise do ano passado, e 60% informam que procuram a concorrência após uma única experiência ruim.
Outra pesquisa, desta vez realizada pela Adyen e divulgada no Relatório Varejo 2022, aponta que 70% dos consumidores não voltam a comprar de uma marca após frustrações com o serviço, seja online ou offline; 77% dos entrevistados afirmam, também, que querem lojas mais atraentes e que esperam dos lugares boas vivências e experimentações.
À primeira vista, melhorar a experiência do cliente parece ser um custo adicional para a empresa – atendimento rápido nos caixas pode exigir mais funcionários ou equipamentos mais modernos, enquanto amplo espaço para circulação diminui a quantidade de produtos oferecidos na loja. Mas esse investimento é o que estimula o cliente a manter a loja na sua lista de opções.
O varejista vive todos os dias o desafio de maximizar as vendas e garantir uma operação rentável.
Mesmo que melhorar a experiência do cliente represente, inicialmente, um custo, é preciso fazer essa aposta para fidelizar o Shopper e aumentar as vendas. Do contrário, será praticamente difícil superar a concorrência online e offline e melhorar a rentabilidade da loja.
6 ações para aumentar as vendas no supermercado
A quantidade de ações que podem ser realizadas para melhorar a rentabilidade das lojas é imensa, e vai variar em função da realidade de cada PDV, da demanda de consumidores e do segmento e posicionamento de cada varejista.
O que é considerado básico em um determinado setor, por exemplo, pode ser um luxo desnecessário em outro. Por isso, é preciso analisar cuidadosamente o custo-benefício de cada ação, para que as estratégias não tenham um efeito rebote e gerem um impacto negativo.
Aumentar a rentabilidade do varejo é um trabalho contínuo, e a receita para o sucesso está na dedicação e no trabalho duro. Porém, existem algumas ações simples que podem ajudar o varejista a diminuir os custos, impulsionar as vendas e melhorar a rentabilidade de suas lojas mais rápido.
São elas:
1 – Prevenção de perdas
Em 2022, o varejo brasileiro perdeu cerca de R$ 24 bilhões por furtos, roubos e danos em produtos, segundo a Abrappe (Associação Brasileira de Prevenção de Perdas). Entre os setores pesquisados, os supermercados foram de longe os que apresentaram maior índice de perdas, com 2,15%, totalizando o índice de 28%.
Já em 2023, o índice subiu para 32%, isto é, 4% a mais do que no ano anterior, segundo a edição de maio de 2023 da Superhiper, revista oficial da ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados).
Fazer a prevenção de perdas é uma forma direta de melhorar a rentabilidade do varejo e aumentar a competitividade, pois os recursos deixam de ser desperdiçados e passam a ser direcionados estrategicamente para novos investimentos.
2 – Melhorar a experiência dos consumidores
O investimento realizado para melhorar a experiência de compra dos clientes contribui para a empresa aumentar as vendas, sendo uma das formas mais assertivas de melhorar a rentabilidade do varejo.
Um estudo divulgado pela consultoria Capgemini, durante a NRF2022, indica que a nova geração de consumidores está mais aberta a fazer pedidos das marcas, com quem prefere compartilhar seus dados, se isso resultar em uma melhor experiência de compra.
O estudo também aponta que a qualidade no relacionamento e agilidade na entrega são, hoje, prioridades, e que só entregar bons produtos a um preço competitivo não faz o cliente dar preferência a uma empresa.
3 – Melhorar a gestão de estoque e mix de produtos
Produtos parados no estoque geram despesa extra, ao mesmo tempo em que ter pouca variedade de itens à venda leva a loja a perder oportunidades.
Dessa forma, melhorar a gestão de estoque e mix de produtos também é uma das ações para aumentar as vendas no varejo que contribui para a rentabilidade das lojas.
Soluções que auxiliam na previsão de demanda estão disponíveis a custos cada vez mais acessíveis e cruzam informações de vendas para identificar padrões de comportamento.
A análise desses dados contribui para a geração de insights, que permitem à loja entender os clientes e seus hábitos de consumo, bem como gerenciar o mix de cada estabelecimento conforme o que é realmente vendido.
4 – Investir em promoções
Promoções não se resumem unicamente a descontos. Quando aplicadas corretamente, podem ser uma ferramenta importante para melhorar a rentabilidade, uma vez que ajudam a aumentar o fluxo de clientes no PDV, elevar as taxas de conversão e ampliar o ticket médio.
Com um trabalho cuidadoso de cross selling, também é possível utilizar as promoções para aumentar o giro de itens com pouca saída ou estimular a compra de produtos que oferecem margem maior – o que melhora a rentabilidade da operação do varejo.
5 – Desenvolver ações omnichannel
O omnichannel (a integração entre offline e online) pode contribuir para tornar o negócio mais rentável. Um bom exemplo é a estratégia de “clique e retire”, que consiste em vender o produto on-line e disponibilizá-lo em uma loja física para retirada pelo Shopper.
Essa ação é capaz de eliminar o custo da logística de última milha (que pode responder por até 5% do custo da operação), além de oferecer um momento extra de contato com o Shopper, que pode ser usado para estimular uma venda adicional.
6 – Realizar ações de fidelização
Investir na fidelidade do cliente é sempre um bom negócio. Afinal, o CAC, custo de aquisição de um novo cliente, é várias vezes superior ao de manutenção de um cliente que já está em carteira.
Ter um conjunto de soluções tecnológicas, que identificam o grau de engajamento e o perfil do consumo dos Shoppers de forma automatizada, com ações específicas para cada missão de compra, é uma forma de garantir mais fidelidade.
As informações podem ajudar a loja a ser mais assertiva nas mensagens transmitidas aos clientes, na oferta de produtos e entrega dos benefícios. Essas ações, por mais simples que sejam, contribuem muito para o aumento do volume de vendas e redução dos custos, uma vez que melhoram a rentabilidade do varejista.
Aplicar ações para aumentar as vendas no varejo é uma excelente forma de gerar possibilidades e criar novos caminhos para as empresas. Não importa por onde essas ações comecem: o importante é que sejam feitas.
O varejo está cada dia mais competitivo e a única certeza até o momento é que se destacará a loja que souber aproveitar todas as oportunidades, melhorar o atendimento ao público e aumentar as vendas. Não só isso, mas fidelizar os Shoppers.