Dia das Crianças: 5 dicas valiosas para vender mais!
O Dia das Crianças é uma das principais datas comemorativas do varejo. Por isso, separamos 5 dicas valiosas para você vender mais
Calcular o ticket médio da sua loja é fundamental para a garantir o seu sucesso. A métrica indica o quanto cada cliente gasta em média por compra e permite insights mais assertivos sobre o comportamento do cliente.
Quais são os KPIs (Key Performance Indicators) que a sua loja utiliza atualmente para medir o sucesso do negócio? Calcular o ticket médio pode ser a diferença entre a tranquilidade e a preocupação.
Métrica importante para garantir o sucesso da sua loja, muitas empresas pecam ao não realizarem o acompanhamento desse indicador. Neste artigo, você vai aprender:
O ticket médio é uma métrica que indica o valor médio gasto por um cliente a cada compra. É uma métrica simples, mas que desempenha um papel muito importante no planejamento estratégico das vendas, afinal, pode fornecer insights sobre os tipos de produtos que seus clientes preferem, quanto eles gastam na sua loja e como essas pessoas reagem a diferentes promoções e sugestões de compra.
Para o cálculo do ticket médio é necessário primeiramente saber o quanto a loja vendeu durante um determinado período. Ou seja, qual foi o faturamento. Aqui, pode ser avaliado o total de vendas mensal, bimestral, semestral ou anual.
Após levantar esse dado, será preciso dividir pelo número total de vendas realizadas no mesmo período.
TICKET MÉDIO = FATURAMENTO ÷ NÚMERO DE VENDAS
Por exemplo: na primeira quinzena de janeiro, o total das suas vendas foi de R$ 50.000, nesse período a loja identificou que 1.000 clientes finalizaram uma compra. Dessa maneira, o ticket médio será R$ 50.
TICKET MÉDIO = R$ 50.000 ÷ 1.000
TICKET MÉDIO = R$ 50
Aumentar o ticket médio por cliente é o objetivo de todo varejista. Portanto, para alcançá-lo, o ideal é que a loja faça uma revisão periódica das vendas e de sua política de preços, para garantir que ela esteja realmente alinhada com a oferta e a demanda.
Além disso, existem outras quatro maneiras de melhorar o ticket médio de vendas. São elas:
Uma das melhores estratégias para aumentar o ticket médio é adotar um programa de fidelidade. Por isso, enviar aos clientes ofertas personalizadas garante a construção de um relacionamento de longo prazo.
Além disso, utilizar um software de CRM inteligente que cria ofertas personalizadas por meio da análise do comportamento de compra do consumidor aumenta a probabilidade do cliente comprar mais para aproveitar os descontos e com isso aumentar seu ticket médio.
Outro método rápido para incrementar o ticket médio é fazer com que os seus clientes comprem mais produtos, oferecendo oportunidades de cross selling (venda cruzada) e up selling (uma versão melhor do produto).
Por meio da Inteligência Analítica e Artificial, é possível analisar o comportamento de compra do consumidor, realizar recomendações, bem como ofertar produtos complementares àqueles que o cliente está buscando. Dessa forma, a probabilidade da compra ser realizada por este cliente aumenta. Consequentemente, o ticket médio também aumenta. Este é o cross selling.
Já com o up selling, é possível realizar ofertas de uma versão superior dos produtos de interesse do cliente com um valor também superior e, assim, aumentar o ticket médio.
Outra forma de aumentar o ticket médio é oferecer cupons de desconto.
Neste caso, o cliente pode receber um percentual ou um valor fixo de desconto definido pela campanha do varejista.
Por isso, definir a estratégia de ofertar cupons de desconto é fundamental para o sucesso da campanha. Em alguns casos, o cliente pode utilizar o desconto no momento da compra ou em compras futuras.
A vantagem de ofertar o cupom de desconto com valor fixo em compras futuras é que geralmente o valor desta compra ultrapassa o valor do cupom. Dessa forma, o ticket médio aumenta.
O CRM é uma solução que pode ser determinante para a análise de dados e elaboração de estratégias de vendas. É a partir do conhecimento do perfil de consumo dos seus clientes que você cria campanhas de marketing que o ajudam a atingir as metas de vendas.
As análises de desempenho, vendas e lucratividade usam muito o ticket médio. Por exemplo, o número de vendas pode ter se mantido constante no último ano, mas você percebe que o ticket médio diminuiu. Isso indica que sua loja tem mais clientes, porém, eles gastam menos por transação.
Por outro lado, você pode descobrir que possui menos clientes, mas eles gastam mais em cada compra.
Calcular o ticket médio possibilita uma visão clara sobre o desempenho da loja, mas não é a única métrica que precisa ser levada em consideração. Existem outros indicadores de igual importância que precisam ser medidos. Conheça abaixo quais são:
NPS: o Net Promoter Score (NPS) mede a satisfação de um cliente com os produtos vendidos e serviços prestados;
LTV: o Lifetime Value (Valor Vitalício de um Cliente) mede o valor de um cliente para a sua loja durante o tempo de relacionamento;
CAC: o Custo de Aquisição de Cliente é um indicador que calcula o valor de investimento em marketing e vendas por cliente adquirido.
Churn: o Churn é uma métrica que indica o número de clientes inativos em determinado período.
A empresa tem muito a fazer para aumentar o ticket médio. No entanto, até atingir esse objetivo, serão muitas tentativas e erros.
Portanto, é possível diminuir essa curva de aprendizagem ao utilizar os insights de dados trazidos por um CRM como o da Propz. Entre em contato com os nossos especialistas!
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