Confira o resumo da APAS Show 2023

O comportamento do consumidor passou por diversas transformações nos últimos anos: as emoções dos consumidores e os padrões de compra mudaram, as informações ficaram mais acessíveis e as marcas redefiniram suas formas de se relacionar com os Shoppers.

A Apas Show de 2023, um dos maiores eventos do setor varejista do país, que ocorreu entre os dias 15 e 18 de maio no Expo Center Norte, contou com a presença de grandes nomes do varejo. Além disso, o público esteve em busca de adquirir conhecimentos, trocar experiências e ter grandes insights para expansão de seus negócios.

A Propz, por sua vez, esteve presente e agora traz um resumo da APAS Show 2023 e as principais tendências do varejo, juntamente com valiosas dicas para auxiliá-lo em cada um dos temas abordados.

Vamos lá?

Tendências de consumo

A transformação digital, o poder de compra, a pandemia e outros fatores mudaram o comportamento do consumidor e as tendências do varejo nos últimos anos. 

No segundo dia de congresso, Kate Ancketill, da GDR Creative Intelligence, apresentou a palestra “Organizando o Universo” sobre os 3 “Cs” da atualidade que impactam diretamente o varejo: Crise, Covid e Clima.

Ancketill ressaltou as principais tendências que enfrentaremos nos próximos anos: mudanças climáticas, custo de vida, tecnologia e saúde.

Segundo a estudiosa, as oportunidades são muitas desde que os varejistas estejam dispostos a inovar e a trilhar um novo caminho.

Uma informação relevante adicional à palestra é que o comércio eletrônico no Brasil já ultrapassou R$260 bilhões em faturamento no ano de 2022, segundo o relatório da NIQEbit. A pandemia estimulou o brasileiro a comprar de forma online, inclusive produtos de consumo de massa.

Também houve a conveniência e a necessidade do varejo em atuar com omnicanalidade, isto é, por meio de diversos canais de compras.

Como a Propz te ajuda a aplicar estes conceitos em seu negócio? 

Entender o comportamento do consumidor é coisa muito séria aqui na Propz.

Nossa Inteligência Analítica é capaz de identificar, por meio dos produtos contidos no carrinho de compras, o comportamento de seus clientes, bem como gerar ofertas que façam sentido a cada um deles. 

Outro ponto importante da nossa Inteligência Analítica é ativar seu Shopper pelo canal correto (SMS, e-mail etc.), e gerar taxas de engajamento que são uma referência para o mercado.

Inovação tecnológica

O uso de tecnologia no varejo passa por uma transformação digital significativa. Segundo a palestrante Gleidys Salvanha, diretora de negócios do Google Brasil, o número de clientes online no pós-pandemia saltou de 61,8 milhões para 108,9 milhões. Ou seja, houve um crescimento de 76,2% nos e-clients. 

Com a expansão do comércio eletrônico e a preferência dos consumidores por interação digital, as empresas precisam estar preparadas para oferecer uma experiência aprimorada neste formato.

O futuro do varejo será moldado pela inovação tecnológica. Portanto, as empresas que abraçarem essa transformação estarão bem posicionadas para prosperar em um mercado cada vez mais digital.

Como a Propz te ajuda a aplicar estes conceitos em seu negócio? 

Tecnologia com Inteligência Analítica é a chave para o seu negócio.

A Propz oferece soluções tecnológicas avançadas aos seus clientes, como a automatização da promoção que, sem intervenção manual, otimiza processos operacionais e, dessa forma, gera a promoção correta para cada Shopper.

Outra novidade é o uso de QR Code, que torna fluida a experiência do Shopper para acessar suas promoções.

Estratégias do varejo

O comunicólogo e futurista Carlos Piazza trouxe uma reflexão profundamente relevante sobre a maneira como enfrentamos a sensação de caos que permeia o nosso cotidiano. 

Vivendo em um mundo acelerado e em constante hipermodernidade, é comum sentirmos que estamos fragmentados, isto é, perdidos em meio a tantas informações e demandas.

No entanto, Piazza ressaltou que é fundamental ressignificar nossas ações e encontrar um propósito que nos motive, uma vez que aqueles que o tem são capazes de superar qualquer obstáculo.

Como a Propz te ajuda a aplicar estes conceitos em seu negócio?

O primeiro passo aqui é a integração de elementos: tornamos fluída a integração de todas as informações de nossos clientes de forma rápida e direta. Esse é um fator primordial para suportarmos os nossos clientes e, assim, tomarem as melhores decisões baseadas em fatos e não em intuição. 

Outro ponto de destaque é o propósito. Por aqui, trabalhamos sempre com o propósito de encantar seu Shopper. Ao focar nas reais necessidades dos clientes, seu negócio torna-se sustentável porque o cliente quer sempre voltar à sua loja.

Formatos de Loja

A APAS Show 2023 também trouxe um painel chamado Novos Formatos sobre Lojas de Vizinhança.

Com a expansão do comércio eletrônico e a preferência dos consumidores por interação digital, as empresas precisam estar preparadas para, dessa forma, oferecer uma experiência aprimorada neste formato. 

No entanto, para garantir sua constância e sustentabilidade, é crucial que a operação seja adaptada às demandas específicas desse formato.

Os Pontos vitais são logística/abastecimento e sortimento. Juntos, são o segredo do sucesso do formato: que o Shopper sempre encontre o que procura na sua loja

E como a Propz te ajuda a aplicar estes conceitos em seu negócio?

Relacionamento é a palavra-chave aqui, e isto a Propz faz como ninguém.

Somos um CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) com mais de 10 anos de experiência no mercado brasileiro.

Ajudamos a identificar suas vendas, engajar o cliente, tornar o cliente fiel, ativar clientes, bem como entender o perfil de compra do seu Shopper (reposição, abastecimento etc.).

Conclusão

Sabemos que é difícil acompanhar tantas mudanças em tão pouco tempo. É por isso que você pode contar com a experiência da Propz para alcançar os melhores resultados

Somos especialistas em CRM e pioneiros no uso da Inteligência Analítica para o varejo.

Auxiliamos o seu negócio a compreender o comportamento do consumidor, oferecer ofertas personalizadas e aumentar a eficiência das campanhas de marketing, resultando, assim, em margens saudáveis para o seu varejo.

Entre em contato conosco e descubra como podemos impulsionar o crescimento do seu negócio varejista!

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