Marketing Estratégico: saia do operacional com um CRM analítico

O Marketing Estratégico é uma maneira duradoura e eficaz de impulsionar o crescimento do varejo e obter constantes resultados tangíveis, principalmente quando integrado a uma solução de CRM

No competitivo mundo dos negócios, a busca por estratégias eficazes para impulsionar o crescimento e obter resultados tangíveis é uma constante. 

Em pesquisa divulgada pelo IBGE, no período entre março e abril de 2023, na série com ajuste sazonal, houve um aumento de 3,2% nas vendas de hiper, supermercados e produtos alimentícios, e de 0,3% em artigos farmacêuticos e de perfumaria.

Esses dados ressaltam a importância de abordagens estratégicas, como o Marketing Estratégico, para impulsionar o sucesso do varejo.

Nesse contexto, o Marketing Estratégico se destaca como uma abordagem poderosa para levar o seu varejo a novos patamares de sucesso, principalmente se ele for integrado a uma solução eficiente de CRM.

Neste artigo, vamos explorar em detalhes como é possível sair do operacional em direção ao estratégico, bem como comprovar resultados ao longo do caminho. Confira!

O que é Marketing Estratégico?

O marketing estratégico é uma abordagem de planejamento e implementação de estratégias de longo prazo para alcançar os objetivos de uma empresa. 

Diferentemente do Marketing Operacional, que cuida das tarefas diárias, o Marketing Estratégico lida com questões mais amplas, como análise de mercado e identificação do público-alvo, bem como tendências, definição do posicionamento da marca e criação de produtos adequados. Além disso, preços competitivos, canais de distribuição eficientes, aplicação de tecnologias, inovações e estratégias de comunicação eficazes. 

Quando combinado com uma solução de CRM automatizada, o Marketing Estratégico se torna ainda mais poderoso. O CRM permite coletar e gerenciar informações dos Shoppers, e ajuda a criar campanhas segmentadas e personalizadas. 

Portanto, o Marketing Estratégico é uma abordagem de longo prazo para alcançar metas empresariais. Com o uso de uma solução de CRM automatizada, essa estratégia se fortalece, uma vez que permite o gerenciamento eficiente dos dados dos Shoppers e a personalização das campanhas de marketing.

O desafio do operacional

Muitos varejistas enfrentam um desafio em comum: ficar presos às tarefas operacionais diárias, sem dedicar o tempo e os recursos necessários para planejar e implementar estratégias efetivas de crescimento. 

No entanto, para alcançar resultados significativos e sustentáveis, é fundamental romper com essa rotina e adotar uma abordagem mais estratégica.

Hugo Del Moro, Diretor de Marketing do DelMoro Supermercados, contou como as soluções de CRM da Propz o ajudaram a ser mais objetivo em suas estratégias e facilitaram o contato com os Shoppers: “Trabalhar com a Propz facilitou a minha vida! Agora, consigo trabalhar com um CRM automatizado e sem precisar de uma equipe específica para essa tarefa.” 

Sair do operacional só é possível porque a Propz, com sua robusta experiência, desenvolveu uma inteligência analítica que automatiza as dinâmicas promocionais e direciona, com tecnologia e alta precisão, a promoção certa para cada Shopper.

Além disto, possibilita o acompanhamento e análise dos resultados, permitindo ajustes contínuos nas estratégias. Na Propz, não é necessário ser um expert em CRM, uma vez que as nossas soluções são automáticas e intuitivas.Oou seja, são fáceis de usar!

Do operacional ao estratégico, na prática

Para fazer essa transição do operacional para o estratégico, na prática, é importante seguir alguns passos fundamentais. Veja:

1. Reserve um tempo para analisar o panorama atual do seu negócio e identificar áreas de melhoria e oportunidades de crescimento;

2. Defina metas claras e mensuráveis, que sejam específicas, alcançáveis e relevantes para o seu negócio. O segredo, aqui, é ter clareza dos prazos de execução e atingimento, também;

3. Utilize ferramentas de análise de dados para compreender o comportamento do seu público-alvo e identificar o tipo de compra que seu Shopper realiza e o nível de relacionamento que ele tem com sua marca;

4. Com base nesses insights, segmente seu público-alvo em grupos distintos para direcionar suas mensagens de marketing de forma mais precisa;

5. Desenvolva uma proposta de valor única, destacando os benefícios que seu varejo oferece aos Shoppers e como você se diferencia da concorrência;

6. Escolha os canais de marketing mais adequados para alcançar seu público-alvo, sejam eles online, offline ou uma combinação de ambos;

7. Por fim, implemente suas estratégias e monitore regularmente os resultados, fazendo ajustes conforme necessário para alcançar o sucesso a longo prazo.

Para monitorar os resultados, utilize uma solução de CRM que use inteligência analítica e que permita coletar, organizar e gerenciar informações valiosas sobre os seus Shoppers. 

Assim, com o CRM, é possível personalizar suas interações, fortalecer o relacionamento com os Shoppers e tomar decisões embasadas nos dados coletados.

A importância de comprovar resultados

No mundo de hoje, onde o Marketing evoluiu com tantas métricas, não basta apenas implementar estratégias de marketing: é essencial comprovar os resultados alcançados. 

Essa comprovação não apenas valida a eficácia das estratégias adotadas, mas também permite realizar ajustes e melhorias contínuas. 

Por isso, é necessário utilizar ferramentas de análise de dados e métricas relevantes que forneçam insights valiosos sobre o desempenho das campanhas e identifiquem áreas de oportunidade.

E como fazer isto em lojas físicas do varejo? 

O CRM é uma ferramenta muito eficaz para esta finalidade. Com uma interação digital e sistemas de PDV integrados, é possível identificar o comportamento do seu Shopper e o resultado de suas ações. Além disso, é possível ter um sólido repertório para planejar as futuras campanhas e ativações.

Incremento de vendas e o seu significado

Um dos principais indicadores de sucesso é o incremento de vendas. Um aumento de 6,5% no faturamento gerado por meio das ações promocionais pode até parecer pouco, mas tem um impacto considerável nas finanças do seu varejo.

Por exemplo, um incremento de 6,5% nas vendas de um faturamento de 100 milhões representa um aumento de 6,5 milhões de reais. 

Esse valor adicional pode ser investido em melhorias internas, expansão da rede, desenvolvimento de novos produtos ou serviços. Além disso, treinamentos, capacitações e melhorias na experiência do cliente. Tudo isso traz benefícios, como aumento da produtividade, conquista de novos Shoppers, incremento de vendas, bem como a construção de relacionamentos sólidos. 

Essa conquista se torna possível ao adotar um Marketing Estratégico eficiente, que direciona seus esforços para atingir o público-alvo e oferecer um valor diferenciado aos Shoppers.

Na Propz, garantimos resultados e projetamos seu crescimento. Nossas soluções de CRM automatizado e estratégias de marketing eficientes são sempre pensadas para impulsionar o seu negócio, assim como trazer resultados tangíveis e tornar cada vez mais, seu cliente fiel.

A contribuição da Propz numa Estratégia de Marketing eficiente

A Propz é uma empresa líder no fornecimento de soluções de CRM. Também é pioneira na automatização de atividades operacionais com inteligência analítica aplicada às campanhas promocionais, que juntamente a uma estratégia de marketing eficiente, eleva seu varejo para o próximo nível. 

No entanto, é importante ressaltar que o sucesso não depende apenas de uma ferramenta, mas sim da estruturação de uma estratégia bem definida e uma execução eficaz.

Dessa forma, a Propz pode ser sua parceira em todos os pontos desta jornada, e oferecer suporte e conhecimento especializado!

Conclusão

Sair da abordagem operacional para a estratégica requer uma mudança de mentalidade e a adoção de estratégias de marketing inteligentes. 

Ao implementar um CRM automatizado e seguir os passos acima, você estará no caminho certo para transformar o seu varejo e alcançar resultados sólidos e duradouros. 

Lembre-se de comprovar esses resultados por meio de análise de dados e métricas relevantes, ajustando suas estratégias continuamente.

Estes resultados são importantes para dar visibilidade de suas ações, não só para a área de marketing, mas também para outras áreas da empresa e sua liderança.

A Propz, como especialista em soluções de CRM automatizado, embasadas em inteligência de dados, pode ser sua parceira nesta jornada de crescimento. 

Entre em contato com a Propz hoje mesmo e descubra como eles podem ajudar a impulsionar o seu negócio para o próximo nível.

Descubra como nossas soluções de CRM podem te tirar do operacional, impulsionar o crescimento do seu varejo e garantir margens saudáveis!

Fale com os nossos especialistas!

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