6 ações para aumentar as vendas no supermercado

As lojas que querem se destacar precisam saber quais ações aplicar para aumentar as vendas no supermercado

Quer garantir a sobrevivência da sua loja no mercado competitivo? Então você precisa aplicar ações para aumentar as vendas no supermercado! Da prevenção de perdas à fidelização dos clientes, melhorar a rentabilidade das lojas físicas e online é uma questão de sobrevivência. O varejo é um setor dinâmico e desafiador, conhecido por seu alto volume de vendas e margens mais ajustadas. Em segmentos como supermercados, por exemplo, o lucro líquido médio geralmente gira em torno de 2,9% ou menos. No entanto, é importante ressaltar que, mesmo nesse contexto, cada pequeno ganho pode representar a diferença entre obter lucro ou prejuízo. Otimizar cada oportunidade de investimento torna-se fundamental para o sucesso nesse ambiente competitivo.  Portanto, para se destacar e garantir o sucesso no varejo, é crucial identificar e implementar estratégias que impulsionem as vendas e melhorem a rentabilidade, desde a prevenção de perdas até excelente experiência de compra e fidelização dos Shoppers.

Além da rentabilidade

Ao mesmo tempo em que o varejo precisa aumentar as vendas e melhorar sua rentabilidade, não pode deixar de lado aspectos essenciais para o encantamento dos Shoppers.  Um estudo feito pela Zendesk, CX Trends Latam 2022, relatório de tendências em experiência do cliente, mostra que os consumidores estão cada vez menos propensos a aceitar experiências ruins. 61% dos consumidores em todo mundo dizem que esperam padrões mais elevados de atendimento após a crise do ano passado, e 60% informam que procuram a concorrência após uma única experiência ruim. Outra pesquisa, desta vez realizada pela Adyen e divulgada no Relatório Varejo 2022, aponta que 70% dos consumidores não voltam a comprar de uma marca após frustrações com o serviço, seja online ou offline; 77% dos entrevistados afirmam, também, que querem lojas mais atraentes e que esperam dos lugares boas vivências e experimentações. À primeira vista, melhorar a experiência do cliente parece ser um custo adicional para a empresa – atendimento rápido nos caixas pode exigir mais funcionários ou equipamentos mais modernos, enquanto amplo espaço para circulação diminui a quantidade de produtos oferecidos na loja. Mas esse investimento é o que estimula o cliente a manter a loja na sua lista de opções. O varejista vive todos os dias o desafio de maximizar as vendas e garantir uma operação rentável. Mesmo que melhorar a experiência do cliente represente, inicialmente, um custo, é preciso fazer essa aposta para fidelizar o Shopper e aumentar as vendas. Do contrário, será praticamente difícil superar a concorrência online e offline e melhorar a rentabilidade da loja.

6 ações para aumentar as vendas no supermercado

A quantidade de ações que podem ser realizadas para melhorar a rentabilidade das lojas é imensa, e vai variar em função da realidade de cada PDV, da demanda de consumidores e do segmento e posicionamento de cada varejista.  O que é considerado básico em um determinado setor, por exemplo, pode ser um luxo desnecessário em outro. Por isso, é preciso analisar cuidadosamente o custo-benefício de cada ação, para que as estratégias não tenham um efeito rebote e gerem um impacto negativo. Aumentar a rentabilidade do varejo é um trabalho contínuo, e a receita para o sucesso está na dedicação e no trabalho duro. Porém, existem algumas ações simples que podem ajudar o varejista a diminuir os custos, impulsionar as vendas e melhorar a rentabilidade de suas lojas mais rápido. São elas:

1 – Prevenção de perdas

Em 2022, o varejo brasileiro perdeu cerca de R$ 24 bilhões por furtos, roubos e danos em produtos, segundo a Abrappe (Associação Brasileira de Prevenção de Perdas). Entre os setores pesquisados, os supermercados foram de longe os que apresentaram maior índice de perdas, com 2,15%, totalizando o índice de 28%. Já em 2023, o índice subiu para 32%, isto é, 4% a mais do que no ano anterior, segundo a edição de maio de 2023 da Superhiper, revista oficial da ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados). Fazer a prevenção de perdas é uma forma direta de melhorar a rentabilidade do varejo e aumentar a competitividade, pois os recursos deixam de ser desperdiçados e passam a ser direcionados estrategicamente para novos investimentos.

2 – Melhorar a experiência dos consumidores

O investimento realizado para melhorar a experiência de compra dos clientes contribui para a empresa aumentar as vendas, sendo uma das formas mais assertivas de melhorar a rentabilidade do varejo.  Um estudo divulgado pela consultoria Capgemini, durante a NRF2022, indica que a nova geração de consumidores está mais aberta a fazer pedidos das marcas, com quem prefere compartilhar seus dados, se isso resultar em uma melhor experiência de compra. O estudo também aponta que a qualidade no relacionamento e agilidade na entrega são, hoje, prioridades, e que só entregar bons produtos a um preço competitivo não faz o cliente dar preferência a uma empresa. 

3 – Melhorar a gestão de estoque e mix de produtos

Produtos parados no estoque geram despesa extra, ao mesmo tempo em que ter pouca variedade de itens à venda leva a loja a perder oportunidades. Dessa forma, melhorar a gestão de estoque e mix de produtos também é uma das ações para aumentar as vendas no varejo que contribui para a rentabilidade das lojas.  Soluções que auxiliam na previsão de demanda estão disponíveis a custos cada vez mais acessíveis e cruzam informações de vendas para identificar padrões de comportamento. A análise desses dados contribui para a geração de insights, que permitem à loja entender os clientes e seus hábitos de consumo, bem como gerenciar o mix de cada estabelecimento conforme o que é realmente vendido.

4 – Investir em promoções

Promoções não se resumem unicamente a descontos. Quando aplicadas corretamente, podem ser uma ferramenta importante para melhorar a rentabilidade, uma vez que ajudam a aumentar o fluxo de clientes no PDV, elevar as taxas de conversão e ampliar o ticket médio.  Com um trabalho cuidadoso de cross selling, também é possível utilizar as promoções para aumentar o giro de itens com pouca saída ou estimular a compra de produtos que oferecem margem maior – o que melhora a rentabilidade da operação do varejo.

5 – Desenvolver ações omnichannel

O omnichannel (a integração entre offline e online) pode contribuir para tornar o negócio mais rentável. Um bom exemplo é a estratégia de “clique e retire”, que consiste em vender o produto on-line e disponibilizá-lo em uma loja física para retirada pelo Shopper.  Essa ação é capaz de eliminar o custo da logística de última milha (que pode responder por até 5% do custo da operação), além de oferecer um momento extra de contato com o Shopper, que pode ser usado para estimular uma venda adicional.

6 – Realizar ações de fidelização

Investir na fidelidade do cliente é sempre um bom negócio. Afinal, o CAC, custo de aquisição de um novo cliente, é várias vezes superior ao de manutenção de um cliente que já está em carteira.  Ter um conjunto de soluções tecnológicas, que identificam o grau de engajamento e o perfil do consumo dos Shoppers de forma automatizada, com ações específicas para cada missão de compra, é uma forma de garantir mais fidelidade.  As informações podem ajudar a loja a ser mais assertiva nas mensagens transmitidas aos clientes, na oferta de produtos e entrega dos benefícios. Essas ações, por mais simples que sejam, contribuem muito para o aumento do volume de vendas e redução dos custos, uma vez que melhoram a rentabilidade do varejista. Aplicar ações para aumentar as vendas no varejo é uma excelente forma de gerar possibilidades e criar novos caminhos para as empresas. Não importa por onde essas ações comecem: o importante é que sejam feitas.  O varejo está cada dia mais competitivo e a única certeza até o momento é que se destacará a loja que souber aproveitar todas as oportunidades, melhorar o atendimento ao público e aumentar as vendas. Não só isso, mas fidelizar os Shoppers.

Quer saber como assegurar que o seu varejo consiga isso? Fale com a Propz e veja como podemos ajudar! 

Posts recentes

Dia das Crianças: 5 dicas valiosas para vender mais!

Dia das Crianças: 5 dicas valiosas para vender mais!

O Dia das Crianças é uma das principais datas comemorativas do varejo. Por isso, separamos 5 dicas valiosas para você vender mais

Phydigital: entenda o que é e como aplicar no seu varejo

Phydigital: entenda o que é e como aplicar no seu varejo

Phydigital é uma estratégia que integra o digital e o físico, onde é possível utilizar a tecnologia no PDV

Envelhecimento da população: oportunidades e desafios do varejo

Envelhecimento da população: oportunidades e desafios do varejo

O envelhecimento da população é uma realidade crescente, e o setor varejista precisa estar preparado para atender às demandas desse segmento. 

© 2024 Propz – Todos os direitos reservados