Ir para o conteúdo principal
Voltar

Geral

Entenda porque construir um planejamento digital é tão importante para a estratégia do varejo

planejamento digital

Desenvolver um bom planejamento digital amplia as oportunidades de relacionamento e as vendas, bem como os lucros do varejo.

O MIT (Massachusetts Institute of Technology) divulgou um artigo que afirma que empresas com maturidade digital são 23% mais lucrativas do que as concorrentes menos maduras.

Dessa forma, desenvolver um planejamento para viabilizar a transformação digital é um dos maiores desafios dos varejistas. Historicamente, grandes companhias, como Kodak e Blockbuster, deixaram de modernizar sua estrutura e modelo de negócio e sucumbiram à evolução de seus mercados. 

Hoje, construir um planejamento digital consistente e eficaz é o primeiro passo para se manter em destaque em um mercado cada vez mais competitivo. 

Por isso, um plano elaborado com precisão se transforma no “mapa da mina” com instruções claras, definidas em um passo a passo para atingir as metas. Confira.

Por que construir um planejamento digital é tão importante

  • Compreensão do público, da persona e da proposta de valor do negócio. O planejamento digital permite conhecer em profundidade, a partir da análise de dados, as dores, desejos e preferências dos consumidores. Esse conhecimento é o ponto de partida para, então, orientar o desenvolvimento de produtos, serviços e soluções (bem como ações de marketing e vendas); 
  • Agilidade e qualidade nas entregas: com tamanho auxílio estratégico e operacional, é possível automatizar tarefas, bem como promover uma cultura de melhoria constante que agiliza as entregas; 
  • Varejo mais adaptável: em um mundo de comportamentos e preferências voláteis, essa transformação capacita as empresas a responderem rapidamente às mudanças, flexibilizando, assim, processos e se destacando da concorrência. 
  • Uso eficiente de recursos. Ter um plano evita que você desperdice recursos com imprevistos e compras desnecessárias para o negócio. Portanto, ao ter prazos bem definidos, o varejista também consegue gerenciar o tempo de forma mais inteligente. 
  • A mesma direção para todos os departamentos da empresa. Como todos os colaboradores podem acessar o planejamento digital, ele se torna uma ferramenta que fornece as coordenadas necessárias. Dessa forma, a partir da visão construída no documento, a equipe permanece alinhada para avançar na mesma direção.

Afinal, o que você precisa em um planejamento digital?

Um planejamento digital é um documento que inclui, no mínimo, as seguintes informações:

  • O ambiente atual da marca: o potencial competitivo da marca no mercado, incluindo a análise do consumidor e da concorrência. 
  • Os objetivos de marketing: que sempre devem estar alinhados com os objetivos de negócios do varejista. É possível incluir o plano de marketing digital como parte de seu planejamento estratégico geral ou, então, separá-lo. Dessa forma, é importante que os dois estejam sempre alinhados. 
  • As estratégias e ações: o varejista precisa saber como vai atingir seus objetivos, ou seja, quais canais e campanhas vai usar. 
  • Os indicadores: é importante definir quais serão os KPIs usados para medir os resultados de suas ações.

Como criar um planejamento digital em 6 passos

Criar um planejamento digital é apenas o começo de uma jornada de transformação. Afinal, elaborar um plano completo não garante resultados. Para ser realmente eficaz, um planejamento digital deve incluir todas as informações necessárias e ser prático. Se você dedicar tempo e recursos, os resultados valerão a pena.

Para que essa estratégia possa ser bem aplicada, é importante conhecer os vários componentes do planejamento digital, bem como as etapas específicas a serem seguidas ao desenvolver sua estratégia.

1. Defina metas e prazos

Os objetivos do planejamento digital devem ser claros e mensuráveis. Eles ajudam você a definir exatamente o que deseja alcançar e como medir. Do mesmo modo, ser realista ao definir os prazos é igualmente importante, além de considerar a capacidade de entrega da equipe, para criar um cronograma viável. 

2. Avalie os principais gargalos para atingir os objetivos

A estratégia de transformação digital visa a integração de tecnologia em todos os processos e áreas, incluindo atendimento, comercial, marketing e recursos humanos. 

Mas essa integração depende de um fluxo de trabalho bem definido e organizado. Por isso, uma das etapas mais importantes do planejamento digital é a revisão dos processos atuais, para identificação de possíveis gargalos. 

Com essa clareza, é possível pensar em como otimizar a operação, ganhando produtividade e eficiência, bem como reconhecimento de marca, novos clientes e mercado.

Análise SWOT  
A análise SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) é a abordagem ideal para identificar gargalos no seu negócio.  Ela ajuda a revisar o seu planejamento digital para mitigar suas fraquezas, seguir em direção às oportunidades e evitar ameaças de forma proativa.  Tudo isso visando aumentar as vendas e manter o negócio em ritmo constante de evolução. 

3. Mantenha em mente os 3 pilares da transformação digital 

Se você deseja manter seu negócio competitivo, precisa priorizar os três pilares na sua estratégia. São eles: 

Foco em pessoas: toda mudança deve ser feita para ajudar as pessoas a encontrarem respostas a partir da tecnologia.

Otimização de processos: buscar a melhor forma de operação, garantindo que elas sejam cada vez mais ágeis, interativas e inovadoras.

Tecnologia no centro das atividades: usada em sistemas e processos, a tecnologia otimiza o trabalho, reduz custos, bem como permite que você alcance mais clientes, aumentando o ROI (Retorno sobre Investimento).

4. Olhe com carinho para o marketing digital

Para ter sucesso com o planejamento digital, você precisa definir os principais canais de marketing digital que serão usados. Para escolher, considere seu público, metas e orçamento.

Na sequência, desenvolva as táticas e estratégias de marketing digital que serão usadas. Por isso, para garantir o sucesso das ações, crie um calendário de marketing com as campanhas e ações, atribuindo tarefas, responsabilidades e prazos que serão cumpridos ao longo do ano. 

5. Meça os resultados e KPIs do seu planejamento digital

A última etapa de um planejamento digital consiste na definição de métricas e indicadores-chave de desempenho (KPIs). Assim, o varejista tem condições de comparar os resultados de seus esforços com a linha de base e com as metas originais. Se os resultados forem insatisfatórios, ajuste e otimize e, em seguida, meça novamente.

Certifique-se de medir as ações de todos os canais digitais. Dessa forma, será possível identificar o que está funcionando e o que pode ser ajustado ou cortado do escopo do planejamento digital.

6. Invista em soluções tecnológicas

Investir na transformação digital não é um diferencial, mas um pré-requisito para quem quer manter a competitividade e continuar escalando seu negócio. Sem os recursos das novas tecnologias, o varejista não conseguirá atrair nem reter clientes num futuro próximo.

O mercado oferece um conjunto imenso de soluções que permitem otimizar vários processos de negócio. Os varejistas usam ERPs, CRMs, machine learning, SaaS e muitas outras ferramentas disruptivas, que levam o negócio para outro patamar.  

Portanto, a hora de começar um planejamento estratégico digital é agora. Comece mapeando a maturidade do seu negócio e descubra a melhor forma de conduzir as operações para conquistar, atrair e reter os clientes. Ao fim, o planejamento digital irá orientar o crescimento do varejo. 

Entre em contato e entenda como podemos ajudar.

Compartilhe