A Cyber Monday, segunda-feira após a Black Friday, é uma oportunidade para gerar vendas complementares e impulsionar a fidelidade dos clientes. Saiba como aproveitar essa data
Atualizado em novembro de 2023
Para grande parte do varejo, o final de novembro é dominado pela Black Friday. Afinal, nos últimos anos, a data promocional avançou do online para o varejo físico – percorrendo o caminho oposto dos EUA, onde nasceu –, e passou a ser ainda mais importante na estratégia promocional das empresas.
A Black Friday, porém, é somente o início de uma temporada de fim de ano bastante movimentada. Cyber Monday, 13º salário, Natal, Réveillon e promoções de “bota-fora”, em janeiro, compõem todo um ciclo de vendas que pode fazer a diferença nos resultados do varejo.
Neste artigo, vamos focar na Cyber Monday, uma data muito forte no varejo americano, mas que no mercado brasileiro ainda tem potencial de ser como chamariz de vendas às empresas.
Vamos lá!
O que é a Cyber Monday?
A Cyber Monday nasceu em 2005 nos Estados Unidos. Naquela época, a Black Friday já era uma data consolidada no varejo físico e tradicionalmente os consumidores faziam filas nas portas das lojas para aproveitar as oportunidades.
O varejo online passou, então, a utilizar a segunda-feira seguinte à data para promover produtos online e estimular a compra de complementos à Black Friday. Assim, nascia a Cyber Monday.
Por que a segunda-feira?
Na época, as conexões de Internet residenciais eram, geralmente, discadas e lentas. Ao adotar o primeiro dia útil após a Black Friday como data promocional, o varejo online estimulava os consumidores a usar as conexões corporativas, melhorando a experiência de compra.
Atualmente, esses dois argumentos são bem menos impactantes. O varejo é omnichannel e as conexões domésticas atendem muito bem às necessidades de consumo.
Ainda assim, a Cyber Monday reserva oportunidades interessantes para varejistas que sabem usá-la com inteligência.
Como aproveitar bem a Cyber Monday
Para quem trabalha corretamente a data, a Cyber Monday é uma oportunidade extra de vendas. O foco na Black Friday pode criar um senso de “ressaca” na semana seguinte. Assim, varejistas que forem capazes de entregar soluções para os clientes aumentam a chance de sucesso.
Para obter resultados melhores na Cyber Monday, é importante prestar atenção no seguinte:
1) Utilize os “ganchos” de venda
Certamente, grande parte da sua verba de publicidade foi direcionada para a Black Friday e para o Natal, certo? Assim, pode ser mais difícil chamar a atenção do cliente com estratégias de mídia paga. Por outro lado, a Cyber Monday é uma oportunidade tanto para complementar as vendas da Black Friday quanto para antecipar o Natal.
Em todo segmento em que a Black Friday é relevante, existem oportunidades de vendas complementares. Por isso, clientes que compram vinhos nessa data podem estar dispostos a adquirir chocolates finos e queijos, sendo a circunstância perfeita para um cross selling.
Já como antecipação para o Natal, um argumento pode ser a possibilidade de uso da primeira parcela do 13º salário, onde o senso de urgência pode gerar resultados.
Além disso, é comum que, devido às ofertas, os consumidores façam um up selling de categorias de produtos. Assim, é possível conhecer produtos que esses mesmos clientes não costumam comprar com frequência.
2) Uma oportunidade extra de acabar com estoques
Como a Cyber Monday acontece logo na sequência da Black Friday, a data pode ser promovida como a oportunidade final para aproveitar as ofertas. O senso de urgência sempre é um argumento eficiente de vendas e, por isso, o fator “última chance” estimula visitas extras.
Do ponto de vista da gestão do varejo, esse é o momento de fazer um esforço extra para acabar com o estoque de produtos antes da temporada de Natal, fortalecendo o giro de caixa no mês de dezembro.
3) Trabalhe bem o relacionamento com o cliente
Varejistas que fazem uma boa gestão de campanhas têm grande oportunidade de aumentar a fidelização dos clientes na Cyber Monday. O uso inteligente dos dados de consumo permite entender quem são os melhores clientes, quais os gatilhos de compra e como abordá-los da maneira mais eficiente.
Uma vez que exista o histórico de compras do que cada cliente adquiriu na Black Friday, um caminho natural é identificar outros itens que possam interessar o consumidor, que caibam em seu orçamento e façam sentido em uma compra de impulso.
Como as compras na Cyber Monday não costumam ser tão planejadas quanto as de Black Friday, estimular o cliente com ofertas relevantes em produtos que sejam importantes para ele é essencial. Afinal, quem personaliza o relacionamento com o cliente pode vender mais.
4) Utilize o gatilho do programa de fidelidade
O uso de programas de fidelidade ajuda o varejista a obter bons resultados na Cyber Monday.
O gatilho para as campanhas promocionais pode se basear, por exemplo, na compra de produtos adicionais.
Para boa parte dos clientes, saber que faltam poucos reais para obter um benefício extra ou mudar de categoria é o suficiente para gerar uma nova compra.
A solução de CRM da Propz é uma ferramenta valiosa neste contexto. Com a integração do programa de fidelidade ao sistema de Customer Relationship Management (CRM), o varejista pode personalizar ofertas e comunicações, levando em consideração o histórico de compras e preferências do cliente.
Assim, é possível criar um ambiente propício para a fidelização do cliente durante a Cyber Monday, onde o consumidor se sente valorizado ao perceber que suas escolhas e lealdade são reconhecidas.
5) Seja omnichannel
Embora a Cyber Monday tenha nascido nos EUA como uma data 100% online, isso não significa que precise ser assim. Todas as possibilidades de aproveitar bem a segunda-feira pós-Black Friday também valem para o varejo físico.
Por isso, trabalhe a Cyber Monday também no PDV, mas integrando ao e-commerce, às redes sociais e WhatsApp, e-mail e push notification.
Dê ao consumidor a possibilidade de escolher como ele quer se relacionar com você e usufruir das condições especiais para a data. Quanto mais possibilidades você der ao consumidor, mais ele irá se relacionar com seu varejo e, consequentemente, mais você irá vender.
Conclusão:
A Cyber Monday pode ser uma oportunidade de gerar vendas extras, aumentar o relacionamento com os clientes e enriquecer sua base de dados para as próximas datas comemorativas do varejo.
Por isso, estude o comportamento dos seus clientes, gere insights e faça ações para motivá-los a visitar sua loja mais uma vez.