Cada vez mais, lojas exploram estratégias de marketing digital para supermercados, já que os últimos anos trouxeram mudanças que impactaram no perfil de compra e no comportamento das pessoas.
Dados do estudo “Tendências e Comportamentos Digitais 2021”, conduzido pela Comscore, mostram que o uso de dispositivos móveis no Brasil atingiu 112 milhões de usuários no primeiro semestre de 2021. Também demonstram que o brasileiro gasta, em média, 3 horas e 23 minutos por dia conectado à rede.
A análise aponta ainda que pessoas com mais de 45 anos aumentaram o consumo de internet em 30%. Além disso, a categoria social media respondeu pela maior parte da audiência, com destaque para o Facebook. Para mais, WhatsApp, Instagram e YouTube também estão entre os mais utilizados.
Números como esses demonstram a força do digital e como estratégias de marketing que usam esses canais ganham relevância para aumentar o potencial competitivo dos supermercados.
Marketing digital para supermercados: como os dados geram inteligência para o negócio?
Para os varejistas, investir em uma estratégia de marketing digital para supermercados é a melhor forma de obter crescimento sustentável.
E por onde começar? Com um bom programa de fidelidade e vários canais de comunicação, o varejista já começa a se posicionar em um lugar de destaque.
Dados da ABEMF (Associação Brasileira de Empresas do Mercado de Fidelização) apontam que o percentual de pessoas que preferem e concentram as compras em empresas que oferecem programas de fidelidade passou de 65%, em 2019, para 72%, em 2022.
Nos supermercados, quando o cliente participa do programa de fidelidade, os dados da compra são coletados em cada transação e, em seguida, usados para fazer com que ele volte à loja.
O volume de informações orienta as ações da estratégia de marketing digital. Os dados extraídos da operação do varejo se transformam em insumos para desenvolver as estratégias comerciais, estabelecer relacionamento com o consumidor, bem como pautar decisões inteligentes e vender mais.
Seu supermercado pode implantar um programa de fidelidade que, após o cadastramento do cliente no PDV, possibilita receber ofertas personalizadas por meio de campanhas que utilizam os tabloides digitais para ofertar produtos conforme as preferências de compra de determinado grupo de clientes.
Para isso, seu cliente deve realizar o cadastro inserindo os dados pessoais corretamente no link que é enviado a ele via SMS ou E-mail. A partir dessa ação, é possível que a inteligência analítica e artificial utilizem os dados para entender o comportamento de compra de cada cliente cadastrado e façam as recomendações de ofertas personalizadas.
Marketing digital para supermercados: a importância de um programa de fidelidade
Se você deseja conquistar novos consumidores, retê-los, fortalecer sua marca, bem como aumentar a receita ano após ano, o marketing digital para supermercados é a estratégia certa.
Sem ela, os varejistas correm o risco de:
- Ficar sem referência para formular metas claras;
- Encarar dificuldades no relacionamento com o consumidor;
- Perder parcerias em potencial ou oportunidades de promoção e venda cruzadas.
A boa notícia é que, com as várias soluções tecnológicas e o alto volume de dados, os supermercadistas não precisam assumir esses riscos.
Por isso, com a execução de um programa de fidelidade do cliente, os varejistas podem obter dados e insights valiosos sobre o perfil e o comportamento dos clientes.
Programa de fidelidade: pilar importante do marketing digital para supermercados
Ao criar um programa de fidelidade, o varejista precisa doar algo. Por exemplo, descontos, cashback e acesso antecipado a produtos.
Um programa de fidelidade traz uma série de vantagens para o varejo. Confira:
- Mais indicações de clientes. Se você tem um ótimo programa de recompensas por fidelidade, as pessoas podem contar a seus amigos e familiares sobre isso. Mais referências equivalem a mais clientes.
- Maior retenção de clientes. Quando as pessoas veem valor em seu programa de fidelidade, tendem a permanecer como clientes por mais tempo.
- Mais vendas. Quer um valor médio de pedido mais alto? De acordo com uma pesquisa de fidelidade, 49% dos consumidores concordam que gastaram mais após ingressar num programa de fidelidade.
- Defesa da marca. Um programa de fidelidade bem-sucedido pode transformar clientes regulares em defensores da marca. Esse grupo ajuda sua empresa a chegar a novos clientes por meio do boca a boca, uma estratégia de marketing de baixo custo quando comparada com anúncios pagos.
Na prática, um programa de fidelidade retém o cliente a partir da entrega de ofertas personalizadas, e contribui também para o sucesso do marketing digital do supermercadista.
Leia também: LGPD e marketing: como garantir a segurança de dados nas estratégias?
5 vantagens do marketing digital para supermercados
No atual cenário, o marketing digital, combinado com a evolução dos algoritmos, da Inteligência Artificial (IA) e do machine learning, é vital para os supermercados que desejam se conectar com os consumidores modernos.
Hoje, nenhum varejista pode crescer em todo seu potencial e ficar à frente da concorrência sem uma estratégia de marketing digital adequada, uma vez que ela traz diversas vantagens para o varejo. Veja:
Melhora a experiência do cliente
Os varejistas precisam investir em marketing digital para garantir a melhor experiência do cliente. Dessa forma, desde o início da jornada de compra até o pós-venda, todos os detalhes são planejados na construção da estratégia de marketing digital para supermercados.
Cada interação que os clientes têm com a marca deve ser agradável para maximizar a conveniência e tornar a experiência positiva e memorável.
O desafio, aqui, é tratar cada cliente como único. Por isso, é importante usar a coleta de dados e um bom sistema de CRM, que permita conhecer cada consumidor para entregar o produto certo, no momento ideal, pelo preço que ele aceite pagar. Além disso, as ofertas personalizadas mostram que os supermercados entendem o cliente e estabelecem um relacionamento mais profundo, baseado em confiança.
Aproveite novas oportunidades
O avanço da tecnologia gera muitas oportunidades que não estavam disponíveis no passado. Por isso, os varejistas podem atrair leads além das fronteiras geográficas, reduzir seus custos de marketing, bem como fornecer serviços de suporte aprimorados e muito mais. Dessa forma, os varejistas precisam tirar o máximo proveito disso para maximizar seu potencial.
Melhore as métricas da marca
Ter uma marca forte ajuda os varejistas a se diferenciarem dos concorrentes. Desse modo, o marketing digital inclui o investimento em reconhecimento, reputação e imagem da marca. Tudo isso melhora continuamente a percepção que os clientes têm sobre a proposta de valor do negócio.
Aumente as taxas de aquisição, conversão e retenção
Os varejistas podem usar outras plataformas digitais para alcançar clientes potenciais no momento e no lugar certos, bem como da maneira certa. Assim, tendem a aumentar as aquisições, conversões e retenção de clientes. Dessa forma, a interação e relacionamento com os clientes de maneira personalizada incentiva a compra.
Mensagens de SMS e e-mails são ótimos exemplos de canais de comunicação para diversificar suas ações. Entre os clientes Propz, por exemplo, SMS é um canal de comunicação com uma taxa de engajamento de 30%. Já os e-mails alcançam uma taxa de 15%.
Fortaleça o negócio para a superar a concorrência
O marketing digital permite que pequenos e médios varejistas enfrentem a forte concorrência, ainda que tenham recursos limitados. Dessa forma, os supermercadistas podem promover sua marca globalmente e alcançar consumidores em todo o país com facilidade.
O poder dos dados no marketing digital para supermercados
Os dados ajudam a construir uma relação personalizada entre o varejo, a indústria e os consumidores finais. Tudo isso contribui para a definição das estratégias de marketing digital para os supermercados.
Hoje em dia, com o uso de sistemas na nuvem e com o aumento de startups, a melhor alternativa é usar plataformas inteligentes, uma vez que elas orientam a tomada de decisões estratégicas para o marketing e para a gestão do negócio.
CRM para supermercados: a importância da solução
Conquistar novos consumidores, sem retê-los, é insuficiente. Por isso, as empresas de varejo precisam se concentrar em construir relacionamentos duradouros com seus clientes. Uma maneira de fazer isso é implementando uma plataforma de CRM.
Os sistemas mais avançados de CRM mostram o que está acontecendo na empresa ou no relacionamento com os clientes. Além disso, eles indicam quais são as melhores iniciativas para desenvolver um marketing digital, voltadas ao aumento de alcance, engajamento e resultados mais positivos.
Mais importante do que ter e conhecer os dados é a capacidade de fazer algo rapidamente com eles. Portanto, é fundamental investir em um CRM e aprender a usar os dados de forma inteligente. Desenvolver uma estratégia de marketing digital para supermercado, que seja eficaz, deixará você à frente dos concorrentes. Além disso, essa estratégia tornará seu negócio mais eficiente e produtivo.
Programa de fidelidade e canais de comunicação com o cliente
Para ter sucesso no marketing digital, os supermercados também precisam de uma base de dados e de canais de comunicação. Ao ter acesso a um programa de fidelidade, eles podem ter os dois recursos. Por isso, com a ferramenta, o varejista recebe os dados do cliente no PDV e a tecnologia faz recomendações de ofertas personalizadas com base no comportamento de compra do cliente.
Assim, as ofertas são enviadas por diferentes canais, via SMS ou e-mail, convidando o cliente para ir até à loja. Ou seja, o varejista permanece conectado com o consumidor, construindo uma relação duradoura.
O futuro do varejo é ser omnichannel, multicanal e personalizado. E a sua moeda de ouro é o fluxo recorrente. Seu negócio está preparado?
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