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Tabloide digital: o que é e por que o varejista deve contar com essa ferramenta?

tabloide digital

As compras híbridas estão aumentando, e os varejistas precisam buscar formas de atender o novo perfil de cliente que compra tanto online como offline. O tabloide digital pode ser uma boa estratégia para aumentar os resultados! 

Estudo realizado pela IBM (Institute for Business Value) e a NRF (National Retail Federation), analisou os novos padrões de consumo de mais de 19 mil consumidores em 28 países, incluindo Brasil e México. E descobriram que as compras híbridas (físicas e digitais) estão aumentando, especialmente entre os consumidores da geração Z (36%).

Devido à pandemia, prioridades, desejos e necessidades dos consumidores mudaram. Com a democratização do acesso à internet, as pessoas querem experiências personalizadas e mais satisfatórias, tanto online como offline.

Sua loja já utiliza tabloide digital para melhorar a experiência do cliente?

Se a resposta for “não”, esse pode ser o momento para parar, refletir e avaliar esse recurso que pode ser um verdadeiro aliado para atração, retenção e satisfação do consumidor.

Primeiramente, o que é um tabloide digital?

Os tabloides são usados há anos nas estratégias de marketing. No entanto, com essas mudanças de comportamento do cliente, a ferramenta precisou passar por uma repaginada para também se tornar digital.

O tabloide digital é a digitalização desse catálogo de ofertas que o varejista disponibiliza aos clientes durante um determinado período de tempo. 

Mas não só isso! 

Com a versão digital, é possível segmentar produtos para determinados consumidores e apresentar ofertas personalizadas que despertem a atenção e motivem esses consumidores a fazerem uma compra.

4 vantagens do tabloide digital para o varejista

No passado, o tabloide era entregue no formato impresso, como a uma folha de jornal. Entretanto, a versão digital passou a ser uma preferência nas estratégias de marketing porque é capaz de proporcionar muito mais benefícios aos varejistas e aos clientes.

1- Redução de custo com impressão

Quantos tabloides você acha que precisavam ser impressos, por semana, para fazer a divulgação de ofertas e promoções? 

Imagine o custo disso! Sem contar os impactos ambientais do consumo de papel.

O custo gerado era alto para o varejista, e nem sempre impactava a decisão de compra do consumidor, por entregar ofertas genéricas.

Contudo, a versão digital veio para ajudar as empresas a reduzirem esses custos e pode, inclusive, ser usada para entregar uma experiência mais personalizada ao consumidor. 

2- Melhor relacionamento com o consumidor

Um dos grandes diferenciais do tabloide digital é que o varejista consegue disponibilizar as ofertas de forma rápida e eficiente, favorecendo assim toda a jornada de compra do cliente.

Além disso, a versão digital também pode ajudar a empresa do varejo a melhorar o relacionamento com seus consumidores, uma vez que demonstra, por meio de ofertas personalizadas, um cuidado genuíno com as necessidades de cada consumidor.

3- Experiência com ofertas personalizadas

Todo cliente quer se sentir único, e a melhor forma do varejista mostrar essa importância é com ofertas e promoções baseadas no seu comportamento de compra.

Com o tabloide digital é possível acompanhar as métricas em tempo real. Isso permite que o varejista analise os dados de compra dos consumidores para conhecer melhor seu comportamento e preferências.

4- Responsabilidade socioambiental

O levantamento Global Consumer Insights Survey mostra que as expectativas dos consumidores já não são as mesmas e isso se deve a uma série de fatores.

Aspectos ambientais, sociais e de governança (ESG) estão influenciando cada vez mais seu comportamento de compra. No Brasil, 39% dos entrevistados afirmaram que esses fatores influenciam quase que “frequentemente” ou “sempre” na decisão de compra. Já em nível global, 30% dos entrevistados são influenciados.

O que podemos concluir com esses números? 

Que o novo consumidor está mais consciente sobre o que consome e espera que os varejistas do futuro também se tornem mais conscientes sobre o que ofertam e quanto a forma com que essa oferta é levada ao mercado. 

O segredo do tabloide digital eficiente e que gera negócios

Estruturar um tabloide digital parece ser uma tarefa simples, mas lembre-se: o consumidor quer uma experiência personalizada e espera receber ofertas relacionadas às suas reais necessidades.

Isso significa que só selecionar uma lista de itens em promoção e colocá-las em um catálogo digital não é suficiente. É preciso estruturar o tabloide digital de forma inteligente.

Supermercados e farmácias, por exemplo, precisam identificar os produtos que irão compor o tabloide com base nas preferências de cada consumidor. 

No supermercado, é possível analisar o perfil de compra de clientes que consomem produtos sem lactose, e montar um tabloide personalizado com itens que tenham essa característica. Nas farmácias, um tabloide com produtos de skincare para quem costuma comprar frequentemente produtos dessa linha pode ser uma ótima forma de vender mais.

Para isso, é claro, será necessário que recorram aos dados e à Inteligência Analítica para identificar o que o cliente prefere ou já comprou antes.

Você já conta com soluções que entregam essas informações? E mais, que permitem a coleta de dados em diferentes canais e pontos de vendas?

Com uma solução de CRM com Inteligência Analítica para o varejo você pode analisar o comportamento de compra e elaborar campanhas personalizadas com tabloide digital para cada perfil de cliente. 

Você pode, por exemplo, montar um programa de fidelidade, e propor um tabloide de ofertas diferenciado para quem aderir a ele. 

Os tabloides são ótimas opções para resolver questões como ter facilidade para criar promoções para diferentes tipos de ações comerciais ou aumentar a capacidade de executar ofertas em múltiplos canais e personalizar campanhas para levar seu cliente para loja com mais eficiência.

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