Dia das Crianças: 5 dicas valiosas para vender mais!
O Dia das Crianças é uma das principais datas comemorativas do varejo. Por isso, separamos 5 dicas valiosas para você vender mais
Hoje, a inteligência de marketing é estratégica no aprimoramento da experiência do cliente e para as tomadas de decisões do seu varejo.
A inteligência de marketing utiliza os dados para analisar o cenário mercadológico, bem como conhece o perfil e comportamento do consumidor. Por isso, definir as melhores estratégias para o negócio, assim como a criação de ofertas personalizadas, é ideal para aumentar suas vendas.
Segundo pesquisa realizada pela Mckinsey Global Institute, 71% dos clientes esperam que as empresas forneçam interações personalizadas e 76% ficam frustrados quando isso não acontece.
O mesmo relatório apontou que as empresas que demonstram intimidade com o cliente geram taxas mais rápidas de crescimento de receita (40%). Dessa forma, quanto mais as organizações se aproximam do consumidor, maiores são os ganhos.
A inteligência de marketing orienta as decisões dos negócios. Ao coletar e analisar dados contextuais sobre comportamentos do cliente e do setor, a empresa consegue obter uma compreensão holística do que funciona ou não.
O resultado dessa análise traz conclusões e insights sobre o mercado, isto é, tendências, público alvo, comportamento de compra, dentre outros. Além disso, a inteligência de marketing também pode ser aplicada às metas futuras. Definir objetivos e estratégias previamente, com base em dados, pode ajudar muito a aumentar a eficiência e o escopo de seus esforços de marketing.
A mesma pesquisa do Mckinsey Global Institute mostrou que as organizações orientadas por dados têm 23 vezes mais chances de obter clientes quando comparadas às que não os utilizam. Certamente, este é um dado que não pode ser ignorado.
Utilizando a inteligência de marketing, é possível criar experiências personalizadas para os clientes. Ao mesmo tempo, é viável potencializar a obtenção de dados relevantes para aprimorar estudos, desenvolver novas estratégias, bem como tomar decisões mais assertivas no marketing.
Com experiências digitais, os consumidores têm expectativas muito maiores. Eles esperam um nível de personalização que antecipe seus desejos e suas necessidades, além de entregar a oferta certa, na hora certa. Isso porque consentem em disponibilizar seus dados e informar suas preferências.
Por meio de tecnologias que utilizam a inteligência artificial, é possível aprender com o comportamento do cliente a cada interação dele com as experiências ofertadas. A inteligência de marketing forma-se com esses dados e cria ações personalizadas. Dessa forma, é possível reter, engajar e fidelizar o cliente.
O principal exemplo de marketing personalizado em escala em um ambiente de varejo é a Amazon. À medida que os usuários interagem com a gigante do comércio eletrônico, as recomendações em várias páginas do site ficam mais específicas.
Essas recomendações são implementadas em diferentes pontos de contato na experiência de compra, desde a navegação do produto até o checkout, e tornam o processo muito mais personalizado e eficiente para o usuário.
Por exemplo, se um cliente comprou um telefone celular, a varejista pode recomendar uma capa de telefone na finalização da compra ou por e-mail alguns dias após a compra.
A Amazon também começa a alertar os consumidores sobre lançamentos de produtos de interesse, bem como promoções e brindes relacionados às categorias favoritas.
Ao coletar dados individuais sobre as preferências de compra de seus clientes, a varejista pode melhorar a experiência de compra e aumentar as vendas e a receita no processo.
Leia também: Jornada do cliente: como proporcionar a melhor experiência com sua marca?
Hoje, a tecnologia é uma grande aliada dos profissionais de marketing, que podem aproveitar os benefícios da transformação digital para entender melhor seus consumidores. Conheça abaixo duas tendências tecnológicas que levam a melhores insights:
O atendimento instantâneo ao cliente por meio de inteligência artificial (IA) possibilita a interação ágil do cliente com a marca, gerando, assim, um aumento nas conversões e no número de clientes fiéis.
Os chatbots são um exemplo de como essa tecnologia é capaz de responder aos clientes com maior rapidez, oferecendo atendimento 24 horas por dia e sete dias por semana.
Outro exemplo perfeito são os programas de fidelidade, que contam com a inteligência artificial para aprender sobre o comportamento de compra do cliente e enviar ou selecionar ofertas de produtos do seu interesse e necessidade. Mas não são todos os programas de fidelidade que contam com essa inteligência, pois depende da tecnologia utilizada na solução de CRM implementada pelo varejista.
Uma pesquisa da Tidio, empresa de tecnologia para atendimento ao vivo realizado por chatbots, apurou que, para cerca de 53% dos entrevistados, esperar muito tempo pelas respostas é a parte mais frustrante da interação. Se a alternativa fosse esperar 15 minutos por uma resposta, 62% dos consumidores prefeririam falar com um chatbot do que com um agente humano.
Conforme os nossos resultados, é possível aumentar em 51% a receita incremental dos varejistas e 46% de engajamento com ofertas personalizadas geradas através da IA. Conclui-se que essa tecnologia gera valor não apenas para o negócio mas também para o cliente.
Inteligência Analítica é o processo automatizado e inteligente de análise de dados que geram conhecimento e aprendizado para construção do planejamento estratégico do negócio.
Por exemplo, por meio da análise de indicadores dos canais de comunicação com o cliente, é possível conhecer a performance de cada um deles. Isto é, qual tem a melhor taxa de engajamento, qual tem a maior taxa de abertura, o menor custo, o maior alcance, dentre outros indicadores. A partir da análise automatizada e inteligente desses dados, é possível tomar decisões acertadas.
Podemos afirmar que a tecnologia é uma grande aliada para a inteligência de marketing, pois agrega valor na construção das estratégias de crescimento do negócio.
A solução de CRM Propz é uma tecnologia de inteligência artificial e analítica que permite que o varejista conheça o comportamento de compra do seu cliente. A partir disso, é possível planejar e construir ofertas personalizadas, utilizando os melhores canais de comunicação e, assim, fidelizar o cliente. Essa personalização é a inteligência competitiva de marketing que trazemos para o mercado.
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