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Marketing digital para Supermercados: Entenda como os dados ganham importância no setor

Sistemas de CRM ganham importância no marketing digital para supermercados por apresentarem dados referente ao consumidor.

Em momentos de alta da economia, é possível aumentar as vendas simplesmente aproveitando o “vento a favor”. A situação muda, porém, quando esse vento fica mais fraco, desaparece ou, pior ainda, passa a jogar contra. Em momentos de crise econômica, é preciso ser mais eficiente e produtivo. E se, como acontece no Brasil atual, o crescimento demora para dar as caras, a importância de investir em tecnologia para obter melhores resultados só aumenta. É por isso que os sistemas de CRM tem sido a ferramenta ideal para a construção do marketing digital para supermercados.

As ações de marketing para varejo conta com os sistemas de CRM e big data para análise de dados e definição das melhores estratégias de marketing. O Walmart, por exemplo, coleta cerca de 2,5 petabytes (2,5 milhões de gigabytes) de dados transacionais a cada hora. Seria impossível analisar esse volume de informações sem tecnologia.

Nos últimos anos, o uso dos dados dos programas de fidelidade trouxe novos insights sobre os hábitos de consumo dos clientes além de contribuir para o desenvolvimento do marketing digital para supermercados e varejo no geral. Através da utilização dos dados, é possível encantar o cliente entregando ofertas personalizadas, reduzir o investimento em descontos, alavancar as vendas com melhores margens e reduzir os investimentos em Google e Facebook Ads já que, cria canais proprietários de relacionamento para o varejista (e-mail, SMS, APP, etc).

Marketing digital para supermercados

Nos últimos anos, as redes de supermercados perceberam a importância de saber o que fazer com os dados coletados e isso é uma tendência de marketing para o varejo, pois através deles é possível desenvolver estratégias e tomar decisões inteligentes. Um bom exemplo é o da Amazon, dona da Whole Foods, que utiliza recomendações personalizadas com base na análise de dados dos consumidores e com isso entrega mais valor, aumenta o tíquete médio e torna a empresa a primeira opção de escolha dos clientes.

Já em 2013, a consultoria McKinsey afirmava que “coletar e analisar dados para entender as necessidades, preferências e atitudes de segmentos de consumidores, se tornará especialmente importante, assim como entender clientes de forma individual para personalizar ofertas”. Com a evolução dos algoritmos, da Inteligência Artificial (IA) e do machine learning, desenvolver relações personalizadas será a regra do jogo.

A rede de supermercados Kroger é um bom exemplo disso. A empresa, líder no mercado americano, anunciou em janeiro de 2019 que está desenvolvendo dois “supermercados do futuro” que usam displays digitais, prateleiras inteligentes, sensores e um app que reúne as principais informações sobre as lojas. Essa é, porém, somente a parte visível da operação: toda a tecnologia é aplicada para coletar e analisar os dados dos consumidores. Melhorar a experiência do cliente depende de conhecê-lo melhor, e isso só acontece com informação.

Normalmente, o setor é focado no curto prazo, isto é, “vender agora”, e usa promoções e descontos para atrair público. O problema é que, muitas vezes, esse jeito de trabalhar atrai somente os clientes que buscam preço baixo e são os menos lucrativos. Quando os supermercados passam a desenvolver relacionamentos de longo prazo com os clientes, com base no entendimento do que os consumidores precisam, a situação muda: as empresas aumentam o conhecimento do público, reduzem o risco de perder público, melhoram seu engajamento, fidelizam e aumentam seus lucros. E é exatamente para isso que os programas de fidelidade servem: permitir ao varejista aumentar vendas sem necessariamente aumentar o investimento em descontos.

Marketing digital para supermercados: Vantagens para a indústria

Os fornecedores do varejo também têm muito a ganhar quando o varejo adota o uso de Sistemas de CRM. A indústria, especialmente a de grande porte no setor de bens de consumo, investe na compra de dados de terceiros e em parcerias com varejistas para entender melhor os shoppers e identificar tendências de consumo. Cada vez mais, a indústria vem usando essas informações para melhorar suas vendas. Enfrentando grande concorrência e falando com consumidores cada vez mais conscientes do valor do seu dinheiro, os fornecedores precisam entregar mais valor para justificar o preço de seus produtos.

O desenvolvimento dos aplicativos de descontos abriu mais oportunidades para a indústria conhecer seu público. Através do marketing digital para supermercados e varejo é possível realizar ofertas e oferecer descontos diferentes para cada consumidor, de acordo com seu histórico, perfil de compras e propensão à aquisição de determinados produtos. Tudo definido a partir da análise de informações reais de compra, coletadas pelo varejista e colocadas à disposição da indústria.

Esse é um caminho sem volta para ações de marketing no varejo. Dado que o consumidor esteja disposto a divulgar suas informações e permitir que varejo e indústria as usem para entregar ofertas e relacionamentos personalizados, a indústria precisa mergulhar no mundo dos dados para conhecer melhor seu público.

Vantagens para os consumidores

Os dados ajudam a construir uma relação personalizada entre o varejo, a indústria e os consumidores finais e com isso definir as estratégias de marketing. O consumidor também está bem menos tolerante ao erro: se em seu celular não entra aplicativos com avaliação abaixo de 4 estrelas, o cliente passa a exigir o mesmo nível de excelência em qualquer relação de consumo.

É preciso tratar cada cliente como único. A coleta de dados e o uso do sistemas de CRM permite conhecer cada consumidor para entregar o produto certo, no momento ideal, pelo preço que ele aceita pagar. Além disso, ofertas personalizadas mostram que os supermercados entendem o cliente e estabelecem um relacionamento mais profundo, baseado em confiança.

O futuro do sistema de CRM para supermercados

Hoje em dia com o uso de sistemas na nuvem e com o aumento de startups, utilizar plataformas inteligentes para tomar decisões estratégicas para o marketing digital é a solução ideal.

Mais importante que ter e conhecer os dados, é a capacidade de fazer algo rapidamente com eles. Os sistemas mais avançados de CRM não mostram somente o que está acontecendo na empresa ou no relacionamento com os clientes: eles mostram quais são as melhores ações a tomar para melhorar os resultados permitindo que o marketing digital tenha cada vez mais alcance e engajamento.

Usar os dados de forma inteligente para desenvolver uma estratégia de marketing digital para supermercados deixará você à frente dos concorrentes. Além de tornar seu negócio mais eficiente e produtivo. O futuro do varejo é ser omnichannel, multicanal e personalizado. O que só é possível fazer com o uso intenso de soluções inteligentes.

Quer saber mais sobre como os dados vão transformar as estratégias de marketing digital para supermercados e varejo no geral? Consulte-nos! 

 

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