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O que é cashback e como usar no varejo?

cashback

Em um mundo data-driven, o cashback pode se tornar uma ferramenta importante para reter e fidelizar os consumidores. Veja o que levar em conta antes de partir para esse caminho.

Em tempos desafiadores, com o custo de vida subindo e os gastos dos consumidores com itens não essenciais caindo, os varejistas buscam alternativas para conquistar, reter os clientes, assim como alcançar as metas de vendas.

Uma das alternativas é o cashback, que pode ser utilizado como uma ferramenta de fidelização de cliente, bem como agregar valor ao programa de fidelidade do varejista. Com ele, é possível melhorar os resultados do negócio.

Afinal, o que é cashback?

Na prática, o cashback é um mecanismo promocional que oferece aos consumidores uma oportunidade atraente de economizar dinheiro reivindicando sua recompensa após a compra. Além de impulsionar as vendas, essa estratégia oferece muitas outras vantagens para o varejista.

Entender o conceito de cashback é simples. A tradução do termo em inglês já entrega o significado: dinheiro (cash) de volta (back). 

Para adotar o cashback, porém, os varejistas precisam de uma estratégia consistente, afinal, somente assim é possível garantir que os benefícios serão percebidos pelos consumidores.

O cashback é uma ferramenta que permite conhecer, fidelizar e reter o cliente.

A recompensa estratégica, ofertada pelo varejista aos clientes no momento da compra, gera relacionamento e contribui para os programas de fidelidade.

Quando o cashback surgiu?

Embora tenha ganhado popularidade recentemente, o conceito de cashback surgiu em 1986. À época, a Discover Financial Services, uma divisão do Morgan Stanley, lançou um cartão de crédito sem taxas anuais, com um limite acima do normal e um bônus de cashback para gastos qualificados.

Com o passar do tempo e o desenvolvimento de novas soluções tecnológicas e ferramentas, o cashback começou a ser usado também por outros segmentos, incluindo os varejistas. 

Quais as vantagens do cashback no varejo? 

Ao adotar o uso do cashback, os benefícios passam a ser sentidos tanto pelos varejistas quanto pelos clientes. Veja algumas das principais vantagens de usá-lo no varejo:

1. Uma resposta eficaz à procura de preços mais baixos

Num contexto de inflação elevada e diminuição do poder de compra, o cashback é uma resposta eficaz aos consumidores que exigem preços cada vez mais baixos.

Por exemplo, na prática, o cliente ganha um valor de volta, para usar na próxima compra. Muitas vezes, o prazo para uso do valor do cashback é de 30 dias. Ou seja, nesse intervalo, a tendência é que o cliente faça uma nova visita até a loja para resgatar o desconto.  

2. Mais criatividade na oferta de promoções

Criar promoções de cashback é muito mais que oferecer aos consumidores uma oportunidade de economia: trata-se de um sistema que permite estreitar o relacionamento com o cliente, manter uma frequência de compras, bem como melhorar a percepção do público sobre a marca.

As regras do sistema de cashback variam conforme a estratégia adotada pelo cliente. Elas podem ser definidas em função do produto ou serviço, da marca ou da categoria. Extensões de garantia e economia na forma de reembolso de impostos são apenas algumas das possibilidades.

Dessa forma, o cashback impulsiona as vendas do varejista, oferecendo novas possibilidades de compra para os consumidores.

3. Vantagem competitiva no mercado

Oferecer uma promoção criativa de cashback proporciona ao varejista diferenciação no mercado. Comercializar suas próprias ofertas, que por natureza são exclusivas, pode produzir uma vantagem competitiva, bem como aumentar o sucesso da promoção.

4. Melhor custo-benefício para segmentar o cliente mais engajado

Criar uma política de cashback é uma estratégia muito mais econômica quando comparada ao desconto tradicional. Ele visa os clientes mais interessados ​​na promoção, assim como evita o efeito inesperado resultante de quaisquer descontos imediatos.

5. Aumento na frequência de compras

Uma promoção de cashback pode ser projetada para incentivar a frequência de compras do consumidor. Por exemplo, um varejista pode oferecer reembolsos na forma de vale-presente.

Se o cliente tem o dinheiro de volta em uma nova compra por um prazo X, determinado na política do cashback, ele tende a voltar na loja para gastar esse valor. Muitas vezes, ele complementa para comprar algo a mais. Ou seja, o sistema de cashback contribui para aumentar o ticket médio e a retenção dos clientes.

6. Fortalecimento da marca varejista e do relacionamento com o cliente 

Ter o cashback como parte da estratégia de marketing contribui para fortalecer a marca. Sendo assim, uma das alternativas é fazer parceria com outras lojas que fornecerão essa estratégia para utilização do dinheiro recebido na plataforma do varejista principal. 

Assim, com um sistema de cashback, os dois varejistas podem alcançar novos clientes e contribuir para estreitar o relacionamento com os clientes fiéis.

7. Obtenção de dados que geram inteligência comercial

Promover uma campanha de cashback é uma das maneiras de colocar o consumidor no centro da estratégia de negócios. 

O uso dessa estratégia fornece ao varejista a possibilidade de coletar dados dos clientes. A partir dos insights obtidos, é possível criar ações que aumentam o nível de engajamento. Além disso, a personalização das ofertas também aproxima a marca do varejista dos clientes, aumentando a recorrência e o volume de compras. 

Leia também: Como a análise de dados faz sua empresa se diferenciar

Como implementar cashback no varejo? 

Para o desenvolvimento de uma estratégia de marketing inteligente, o cashback funciona como uma ferramenta importante de relacionamento entre a loja/varejo e o cliente. Além disso, essa estratégia proporciona parcerias estratégicas com varejistas de outros segmentos, impulsionando assim as marcas envolvidas e as vendas.

Para desenvolver um sistema de cashback de sucesso é preciso seguir algumas etapas. Confira:

#1 Ter uma base de clientes sólida

Ao entender o que é cashback, vimos que o conceito apresenta uma relação direta entre o comportamento de compra do consumidor e a entrega de benefícios. Dessa forma, ele depende de uma base de clientes sólida para funcionar corretamente. 

O varejista conta com a vantagem de atualizar os dados de seus clientes rapidamente, compreendendo quais fatores estimulam o consumidor a voltar ao PDV.

#2 Aumentar os pontos de contato com o consumidor

Quando o cliente retorna à loja (física ou online), o varejo aumenta os pontos de contato com o consumidor e, assim, obtém mais informações sobre ele. 

O resultado, portanto, é a construção de um banco de dados mais robusto, com informações relevantes sobre seus clientes. Negócios que desenvolvem recursos para obter mais dados reais sobre o comportamento real de seu público estão mais capacitados a adotar outras soluções para personalizar o relacionamento com os consumidores. 

O cashback é uma forma de acelerar a obtenção de dados sobre os clientes para que essas informações gerem novos insights em todas as áreas do negócio.

#3 Escolher uma plataforma de confiança

Embora o cashback tenha um conceito simples e uma vantagem evidente para uma estratégia de negócios data-driven, sua implantação deve ser feita com atenção às boas práticas. 

E uma das principais é a escolha da plataforma de cashback. Isso porque o usuário que deseja reaver uma parte do dinheiro com suas compras online precisa se cadastrar em uma empresa que realiza esse tipo de transação. 

É por meio da plataforma de cashback que o cliente obterá o desconto, e não diretamente com o varejista. Dessa forma, é preciso contar com um parceiro sólido e confiável, para que os benefícios do sistema sejam percebidos pelos clientes.

Saiba mais: Case de Sucesso – Programa de Fidelidade Savegnago

Na escolha da plataforma de cashback, observe o nível de segurança dos dados.
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) impõe regras rigorosas para a obtenção e uso das informações dos consumidores. Portanto, garanta que a plataforma de cashback escolhida para o seu varejo esteja aderente com as exigências da LGPD. Veja mais: LGPD e marketing: como garantir a segurança de dados nas estratégias?

Alguns aspectos devem ser analisados antes de decidir na implantação do cashback, por exemplo:

  • Ter um programa de fidelidade integrado com o marketplace de empresas parceiras para potencializar o poder de compra do consumidor;
  • Aumentar as vendas e percepção da marca do parceiro;
  • Agregar valor para o varejista que possui o programa de fidelidade.

Cashback no varejo: oportunidade para melhorar as vendas 

Em um mundo movido a dados, é importante buscar ações que gerem mais informações sobre os consumidores e permitam obter insights sobre o comportamento dos clientes. Por isso, o cashback deve ser considerado na construção das estratégias de marketing.  

Os varejistas não precisam recorrer a descontos em seus produtos, mas trabalhar o sistema de cashback com varejistas parceiros de outros segmentos. Por isso, ao navegar no e-commerce do varejista, o cliente tem acesso às informações de cashback dos parceiros e ao marketplace de cada um.

Para isso acontecer, é necessário a utilização de uma solução tecnológica que faça essa integração.   

Atrelar tudo isso a um programa de fidelidade, potencializa ainda mais as vendas, agrega valor ao cliente final e gera resultado para os varejistas parceiros. 

Entenda como combinar um programa de fidelidade como um sistema de cashback. Entre em contato com a Propz e saiba como podemos ajudar sua loja a vender mais e fidelizar os clientes.

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