A adoção de um CRM para farmácias impulsiona as vendas, melhora a experiência do cliente e aumenta a relevância de sua marca
O CRM para farmácias cresceu muito nos últimos anos. Mesmo em um ano quando a pandemia forçou o fechamento de todo o varejo “não-essencial”, e com as lojas físicas abertas, as vendas nos sites e aplicativos de farmácias cresceram até 60% em um ano, segundo dados da Sincofarma.
Considerando que o varejo farmacêutico deverá passar por grandes transformações (causadas, entre outros motivos, pela consolidação do grande varejo, pelo movimento associativista, pelo omnichannel e por novas tecnologias), utilizar bem os recursos à disposição e maximizar as receitas a partir dos melhores clientes passa a ser vital para o crescimento.
Nesse sentido, um software crm para farmácias traz uma série de vantagens para o varejo. Veja 6 possibilidades:
1 – Melhor uso dos dados
A alimentação contínua das bases de dados e seu uso estratégico para obter insights são acelerados com a adoção de uma solução de CRM para farmácias.
Com um sistema como esse, o varejista passa a contar com um fluxo claro de captura e processamento dos dados dos clientes, o que viabiliza a tomada de melhores decisões.
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2 – Integração dos canais de atendimento no CRM para farmácias
Um sistema de CRM organiza as informações sobre os clientes em uma única base de dados, oferecendo uma visão integrada, independente do canal de atendimento ao cliente.
Seja no atendimento à distância, seja no relacionamento nas lojas físicas, a adoção de uma plataforma de CRM para farmácias permite registrar o comportamento dos clientes e oferece insumos para entender melhor o que motiva o consumo.
3 – Melhor experiência de consumo
Por entender melhor os clientes e manter um relacionamento consistente em qualquer canal de atendimento, o CRM faz com que o varejo farmacêutico possa oferecer uma experiência de consumo muito mais relevante.
É comum que clientes offline e online sejam tratados de maneira diferente de acordo com o canal de contato, quando deveriam ser vistos de uma forma integral. O CRM oferece ao varejo farmacêutico a oportunidade de fazer isso, aumentando a retenção, a satisfação e a fidelização do consumidor.
4 – Automatização de processos
A implantação de um CRM para farmácias é capaz de automatizar seus processos de relacionamento com o cliente, gerando uma dinâmica mais organizada de tratamento do consumidor e organização dos dados.
O resultado é mais velocidade na realização de tarefas, com mais eficiência operacional e mais capacidade de reagir rapidamente a qualquer mudança no mercado.
5 – Reforço às vantagens competitivas da empresa
O varejo farmacêutico é um setor de margens estreitas, comoditização de produtos e oportunidades limitadas de diferenciação.
Nesse cenário torna ainda mais importante o uso do CRM, que permite entender melhor os consumidores, realizar ofertas mais direcionadas e alcançar cada cliente de forma personalizada. Essa combinação aumenta as vantagens competitivas em relação aos concorrentes.
6 – Aumento das vendas e resultados via CRM para farmácias
Todas as vantagens anteriores do uso do CRM para farmácias acabam se revertendo em aumento das vendas e margens mais saudáveis para o negócio.
A possibilidade de realizar campanhas promocionais mais assertivas, com melhor retorno sobre o investimento, e a identificação de oportunidades de geração adicional de receitas acabam por trazer mais resultados para as empresas, aumentando sua força no mercado.
Como escolher um software de CRM para o seu negócio?
CRM para farmácias: ciclo de vendas no setor farmacêutico
Softwares de CRM para farmácias podem gerar grandes mudanças na gestão do relacionamento com os clientes com um impacto direto na atração, conversão e retenção dos consumidores. Dessa forma, todos os pontos de contato com o cliente se tornam importantes no ciclo de venda do varejo farmacêutico.
Topo de funil: atração de clientes
O início do ciclo de vendas é a atração de clientes novos ou o início de uma nova venda para clientes recorrentes. Em ambos os casos, sistemas de CRM podem trazer uma contribuição importante para a farmácia. Veja:
– novos clientes: o entendimento do comportamento de seus atuais clientes pode ser analisado através do CRM que funciona como uma base confiável de dados que com inteligência artificial e analítica geram informações que ajudam a orientar o desenvolvimento de campanhas estratégicas e atividades promocionais.
– clientes recorrentes: o conhecimento que se tem sobre os atuais clientes passa a ser usado ativamente para estimular novas ocasiões de consumo, seja de forma direta (o produto de uso frequente precisará ser comprado novamente daqui a 10 dias) ou indiretamente (pela identificação de novas oportunidades junto aos atuais clientes).
O CRM para farmácias ajuda na tomada de decisão do varejista e gera ações automatizadas como: disparo de e-mails, SMSs, push notifications, lembrando os clientes de fazer uma nova compra e isso aumenta a eficiência operacional.
Meio de funil: seleção de produtos
Uma vez que o cliente esteja em sua loja ou site, as informações do CRM são valiosas para entregar a melhor oferta, no melhor preço. Consumidores com perfis semelhantes podem ser impactados por ações que complementem suas compras, gerando estímulos relevantes ao consumo.
Não se trata de empurrar uma venda, e sim utilizar os dados para identificar o produto que faz sentido para cada cliente em cada momento de seu ciclo de vida.
Fundo de funil: fechamento e recompra
O CRM pode ser usado no final do ciclo de compras para medir a satisfação do cliente, para identificar o meio de pagamento usado e realizar ações diferenciadas a partir desse dado, como cashback para quem usa o aplicativo da rede, além de, disparar automaticamente uma recompra ou a aquisição de um item complementar, na hora ou depois de alguns dias.
No ciclo de compras dos consumidores, o CRM para farmácias alcança o cliente de várias maneiras e permite usar as melhores alavancas promocionais para aumentar os resultados. Sempre por meio de ofertas relevantes em produtos importantes, e sem desperdiçar recursos com promoções que não irão gerar vendas.