Neste artigo, discutiremos a importância da inteligência analítica para potencializar os programas de relacionamento e maximizar a rentabilidade de seu investimento promocional.
A competitividade no mercado varejista tem levado as empresas a buscarem novas formas de atrair e fidelizar clientes. Num mundo em que o cliente tem múltiplas escolhas a seu dispor, programas de relacionamento e mecânicas promocionais são estratégias comuns aplicadas, porém, nem sempre geram os resultados desejados.
Desperdício de margem em programas de pontos convencionais
Muitos programas de pontos não exigem esforço adicional de gastos por parte dos clientes, o que pode levar ao desperdício de margem e comprometer a rentabilidade do negócio. Nesse cenário, é essencial contar com uma estratégia que faça uso inteligente dos dados dos consumidores para otimizar o investimento promocional. Além disto, quando os pontos podem ser utilizados fora do seu negócio, o impacto negativo nas margens é ainda mais evidente. Você se esforça para o cliente acumular pontos na sua loja e a sensação de recompensa fica fora dela.
A inteligência analítica como base para mecânicas promocionais eficazes
A inteligência analítica permite compreender o comportamento do consumidor e, assim, calibrar as mecânicas promocionais para estimular a concentração de gastos, o incremento de consumo, a substituição por produtos de maior valor agregado (trade-up) e o aumento do número de itens adquiridos. Nesse sentido, os programas de relacionamento tornam-se muito mais eficientes e rentáveis. Todas as sugestões de ofertas são desenvolvidas com base no comportamento de compra de cada cliente e isto gera um grande encantamento porque fazem sentido para o shopper. Não existe situação mais detratora quando o cliente recebe uma lista de ofertas de produtos que não conversam com suas preferências ou hábitos.
Os riscos de um programa de relacionamento sem base algorítmica
Programas de relacionamento que não utilizam inteligência algorítmica podem resultar em queima de margem e se tornar um detrator de resultados. Isso ocorre porque, sem o uso adequado dos dados de consumo, o investimento promocional pode ser mal direcionado, comprometendo a eficiência e a rentabilidade do programa. Além de gerar a sensação de que o varejista não se preocupou em apresentar ofertas que conversem com o comportamento do cliente. No fim, esta ação gera uma imagem negativa na consideração do shopper.
Conte com a Propz para otimizar seu programa de relacionamento
A Propz é especialista em utilizar a inteligência analítica para criar programas de relacionamento rentáveis e eficientes para o varejo. Com nossa abordagem baseada em dados e algoritmos, transformamos seu investimento promocional em um investimento de retenção de clientes, realmente personalizado, gerando resultados mais consistentes e duradouros, com incremento de vendas comprovado.
Conclusão:
Para
garantir a eficiência e rentabilidade de seu
programa de relacionamento, é
fundamental contar com a
inteligência analítica e
algoritmos especializados e bem treinados há mais de uma década.
A
Propz oferece a solução ideal para transformar seu investimento promocional em retenção de clientes, potencializando resultados e garantindo o sucesso de seu negócio no mercado varejista.
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