CRM como solução para aumentar as vendas de forma inteligente 

Para desenvolver estratégias comerciais automatizadas e inteligentes, é preciso implementar um CRM, isto é, um sistema de gestão de relacionamento com o cliente que permite a criação de um processo de vendas automatizado afim de aumentar as vendas.

Principais benefícios de um CRM nas organizações:

São inúmeros os benefícios que uma solução de CRM pode trazer para dentro de sua empresa, como: realizar ações de marketing mais efetivas, enviar campanhas personalizadas para seus clientes, entender através de Inteligência Analítica o comportamento de seu consumidor, e muito mais!

Adotar um sistema de CRM não é mais uma questão de opção, e sim uma necessidade para as empresas que querem colocar o cliente no centro de sua estratégia de crescimento. Só é possível obter esses ganhos construindo os processos operacionais a partir desse conhecimento. É por isso que soluções de Customer Relationship Management (CRM) são vitais para o desenvolvimento do varejo. Confira alguns benefícios dessa ferramenta:

1. Melhorar o relacionamento com os clientes

Um dos principais benefícios de CRM é poder conhecer seus clientes, isto é, comportamento de consumo. Quanto mais você os conhece, mais eles sabem que você se importa com eles e isso cria uma conexão que gera relacionamento e estimula a fidelidade. Além disso, através da análise do comportamento do cliente, é possível desenvolver campanhas personalizadas e com isso aumentar a receita do seu negócio. Campanhas personalizadas geram valor para o cliente e para a marca.

2. Aumentar a capacidade de cross sell

Saber sobre o comportamento de consumo do cliente viabiliza a aplicação da técnica de venda cross sell ou venda cruzada, isto é, ofertar e vender serviços e produtos complementares e relacionados a compra dos produtos originais do consumidor. Isso fideliza o cliente e aumenta as vendas do varejista.

3. Estimular a inovação interna

Ao utilizar soluções de CRM, os profissionais da empresa obtêm mais insights sobre o comportamento dos clientes e, assim, conseguem testar hipóteses com mais segurança, por exemplo: mudar a posição de um determinado produto no PDV aumentará as vendas sem influenciar negativamente o faturamento total da loja? Será que realizar uma promoção conjunta trará novos clientes? Encontrar as respostas torna-se mais simples quando é possível medir e extrair rapidamente os resultados gerados através de um CRM analítico.

4. Aumentar a eficiência no atendimento aos clientes

Com um CRM analítico, é possível registrar cada interação do cliente com a loja e com isso realizar um atendimento personalizado desde os terminais de autoatendimento a, campanhas direcionadas de acordo com o comportamento de compra de cada um deles. Isso traz eficiência operacional e estratégica, pois o CRM traz a inteligência analítica para o negócio.

5. Aumentar a satisfação das equipes 

Proporcionar ferramentas adequadas, treinamentos e conhecimento para as equipes, é, além de investir nos profissionais e na sua loja, um investimento no seu cliente, pois quanto mais preparado e satisfeito sua equipe estiver melhor será o atendimento que ela dará ao seu cliente e isso também é um dos fatores que contribuem para no processo de fidelização.

6. Aumentar as vendas e os resultados

O uso do CRM em toda a empresa gera aumento de produtividade, acelera as vendas, evita estoque e permite entender qual é a melhor oferta para cada cliente e, em qual momento. Tudo isso se traduz em aumento das vendas e melhores margens.

7. Reduzir os custos

A implementação de um CRM leva tempo e nem sempre é barata, mas os benefícios superam de longe os custos. Ao longo do tempo, os ganhos obtidos também se transformam na redução de custos em várias frentes, dos níveis de estoque à redução de ruptura, à melhoria dos processos operacionais e até mesmo à realização de reuniões de negócios mais produtivas com os fornecedores.

8. Reduzir o atrito na relação com os clientes

Varejistas que adotam CRM e o utilizam plenamente, disseminam em toda a empresa uma cultura voltada ao cliente. Soluções para os problemas são encontradas mais rapidamente e a reputação da empresa aumenta, o que contribui para a redução do atrito com os consumidores. Empresas que se aproximam de seus clientes e entregam melhores experiências de compra ganham espaço na preferência dos clientes.

As empresas mais inovadoras e as que conseguem melhores resultados são aquelas que têm uma abordagem “de fora para dentro”: elas analisam seus clientes para adaptar toda sua estrutura para atendê-los da melhor maneira. As empresas que estão ficando para trás são aquelas que se posicionam “de dentro para fora”, baseando seus processos nos produtos e serviços que entregam, e não nas necessidades dos consumidores.

A solução de CRM da Propz pode te ajudar nisso! Saiba como ampliar o relacionamento com os consumidores e ser cada vez mais relevante para eles. Entre em contato conosco e marque já uma demonstração!