Ir para o conteúdo principal
Estratégias de marketing
Voltar

Marketing Preditivo: a estratégia de marketing digital que ajuda a entender o comportamento do seu consumidor

Conseguir prever o momento e as circunstâncias que levam cada consumidor a realizar uma nova compra pode parecer ficção científica, mas já é uma realidade para o varejo brasileiro. Estratégias de marketing digital que contam com inteligência artificial para análise de dados, big data, e a partir disso entender e determinar o comportamento do consumidor da internet, tem alavancado as vendas no varejo físico e e-commerces, mesmo em tempos de crise, isso é o que chamamos de marketing preditivo. Esta vertente do marketing está ancorada no machine learning — ou aprendizado de máquina — método que automatiza o desenvolvimento de modelos analíticos, permitindo que o sistema “aprenda”, de maneira interativa, a partir dos dados e então, gere insights para a definição de estratégias de vendas, estratégias de precificação e estratégias de marketing.

Estratégias de marketing digital e marketing preditivo

O uso de machine learning tem ajudado cada vez mais o mercado a entender, aprender, analisar e entregar a melhor solução/serviço/produto ao consumidor. Esse tipo de tecnologia, permite que o varejo tenha cada vez mais um marketing estratégico que gere valor para o consumidor com melhores decisões e vendas inteligentes.

A inteligência artificial combinada ao aprendizado de máquinas, torna as ativações de marketing do varejo em ações, 100% relevantes ao consumidor. É o fim dos e-mails de fraldas para jovens solteiros e promoções de vinho para quem só toma cerveja. Decisões estratégicas de marketing geram engajamento com o consumidor e impulsionam as vendas.

Cada informação sobre o comportamento do consumidor gera um imenso volume de dados e informações valiosas tornando o marketing preditivo em um aliado na construção das decisões estratégicas de marketing a partir da mensuração dos resultados e retorno das ações, pois ajuda a prever a predisposição à compra futura: quais itens com maior chance de ser adquirido, em quais regiões, etc. E pasmem, informações desde dia da semana mais propício, até horários de compra mais suscetíveis do consumidor ir até o supermercado, farmácia ou shoppings.

Gestão estratégica de marketing

Já sabemos que quanto mais conhecemos o consumidor, melhor e mais personalizada será a ação que faremos. Afinal, com adoção de Big Data aliada à especialistas em analisar grande volume de dados, é possível segmentar e definir qual será a próxima ativação útil ao consumidor que irá gerar valor, engajamento e vendas com margens sustentáveis.

Uma das etapas para elaboração da estratégia de marketing e gestão, é adotar ferramentas inteligentes que possibilitam o varejista medir a taxa de retorno em vendas diretamente no ponto de venda.

Em suma, se você também acredita que as campanhas massivas e irrelevantes de marketing já morreram, chegou a hora de conhecer as tecnologias desenvolvidas pela Propz. Elas orientam a tomada de decisão de forma preditiva, antecipando a necessidade do cliente, e permitindo oferecer para cada cliente o produto relevante com a condição comercial necessária para ampliar a concentração de gastos no varejista. Além disso, ao mesmo tempo que a inteligência artificial estimula ampliação de gastos do cliente, ela aplica inteligência e reduz a necessidade de investimentos em descontos. E o melhor de tudo: todo o ROI — Return Over Investment é medido em tempo real.

Conheça a Propz e entenda porque os líderes do varejo já adotaram a tecnologia.

Compartilhe