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Gestão de clientes na Farmácia: 5 dicas importantes para o seu negócio

gestão de clientes na farmacia

Saiba como usar a tecnologia para fazer gestão de relacionamento com os clientes na sua farmácia 

Vivemos o Varejo 4.0, em que a integração entre a loja física e o mundo digital traz novas possibilidades de entendimento do comportamento dos clientes e de aprimoramento da experiência de compra. Os investimentos em tecnologia têm um papel crucial nesse processo de aperfeiçoamento no programa de gestão de clientes na farmácia.

Nos últimos anos, o setor farmacêutico passou por um ritmo intenso de abertura de lojas durante a crise econômica e, agora, vivem o desafio de integrar uma estrutura mais digital nos PDVs para ter uma gestão de clientes mais efetiva e com maiores resultados.

Como gerir os clientes em farmácias?

Para ter uma gestão estratégica de clientes na farmácia, deve-se entender que por se tratar de um setor de compras recorrentes, os efeitos positivos da tecnologia e digitalização do contato com os clientes têm maiores resultados.

Para isso, existem diversas frentes em que a tecnologia promove uma gestão personalizada e altamente relevante. São elas:

         1. Cadastro completo dos clientes

Ter o cadastro completo é o primeiro passo para fazer a gestão de clientes na farmácia.

Quanto mais completo for o cadastro de seus clientes, maior a possibilidade de fazer a gestão correta do relacionamento, registrar as preferências individuais, para então oferecer produtos ou serviços personalizados.

         2. Gestão de clientes na farmácia através do marketing e relacionamento 

Determinados tipos de medicamentos têm maior demanda em determinadas épocas do ano, como antigripais no inverno, por exemplo.

O cruzamento dessas informações de vendas com outras bases de dados, assim como previsões meteorológicas, gera outras hipóteses de alocação de estoque que, se comprovadas, geram uma melhor gestão de negócio e entendimento do comportamento do público.

         3. Prevendo seu cliente 

Quanto mais refinada for a gestão do perfil dos clientes, mais informações podem ser geradas.

Com uma tecnologia de CRM na farmácia, é possível analisar informações sobre quem são seus clientes, quais produtos consomem e com que frequência vão a sua loja.

O cruzamento de dados sobre o comportamento presente e passado dos consumidores, permite prever seu comportamento futuro além da análise do perfil de clientes semelhantes que costumam ter comportamentos parecidos.

Leia também: Varejo farmacêutico brasileiro: mais eficiência na gestão com utilização do CRM

         4. Gestão de clientes e relacionamento na farmácia

Dado que a farmácia tenha o cadastro completo de seus clientes, passa a ser possível cruzar todas as informações de compra do cliente. Por exemplo: o José da Silva, que tem 45 anos, casado, dois filhos, compra duas vezes por semana na loja que fica a duas quadras de sua residência, sempre entre as 19h e as 20h, e costuma comprar vitamina C (da marca mais barata), analgésicos e, mensalmente, anticoncepcionais para sua esposa. Com isso, é possível entender em detalhes o comportamento de compra e oferecer a ele produtos e serviços de forma personalizada.

         5. Gestão de clientes na farmácia omnichannel

Como 42% dos clientes acreditam que a multicanalidade é um fator essencial na decisão de compra, então entregar uma experiência omnichannel é fundamental.

Ao integrar recursos online o offline, a farmácia multiplica os benefícios da gestão de seus clientes, com isso os desafios e os resultados são maiores. O comportamento dos consumidores vem se transformando, eles não se relacionam com canais, e sim com marcas, transitando entre diversos pontos de contato para comparar as opções disponíveis e decidir onde e como comprar.

E aí, vai utilizar essas dicas?

Ao mesmo tempo, em que as novas tecnologias geram desafios, abrem-se novas possibilidades para quem as utilizam e aproveitam os dados dos clientes para conhecê-los melhor e assim melhorar os resultados do seu negócio.

Cada vez mais, o consumidor exige ser tratado como único, por isso, alcançar um “cliente médio” não funciona mais. As farmácias precisam avançar para um novo modelo de relacionamento e vendas.

Conte com a Propz para gerir o relacionamento com seus clientes!

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