Conseguir prever o momento e as circunstâncias que levam cada consumidor a realizar uma nova compra já é uma realidade para o varejo. Estratégias de marketing digital que contam com inteligência analítica para análise de dados e big data, a fim de entender e determinar o comportamento do consumidor da internet, têm alavancado as vendas no varejo físico, bem como e-commerces.
Mesmo em tempos de crise, isso é o que chamamos de marketing preditivo. Esta vertente do marketing está ancorada no machine learning — ou aprendizado de máquina. Este método automatiza o desenvolvimento de modelos analíticos, permitindo que o sistema aprenda, de maneira interativa, a partir de dados. A partir disso, ele gera insights para a definição de estratégias de vendas, estratégias de precificação e estratégias de marketing.
Estratégias de marketing digital e marketing preditivo
O uso de machine learning tem ajudado cada vez mais o mercado a entender, aprender, analisar e entregar a melhor solução/serviço/produto ao consumidor. Esse tipo de tecnologia permite que o varejo tenha cada vez mais um marketing estratégico que gere valor para o consumidor, com melhores decisões e vendas inteligentes.
A inteligência artificial, combinada ao aprendizado de máquinas, torna as ativações de marketing do varejo em ações 100% relevantes ao consumidor. Ou seja, é o fim dos e-mails de fraldas para jovens solteiros e promoções de vinho para quem só toma cerveja. Decisões estratégicas de marketing geram engajamento com o consumidor e impulsionam as vendas.
Cada informação sobre o comportamento do consumidor gera um imenso volume de dados e informações valiosas. Dessa forma, o marketing preditivo torna-se um aliado na construção das decisões estratégicas de marketing a partir da mensuração dos resultados e retorno das ações. Assim, ele ajuda a prever a predisposição à compra futura: quais itens com maiores chances de ser adquirido, em quais regiões, entre outros.
Ainda, é possível ter informações desde dia da semana mais propício, até horários de compra mais suscetíveis do consumidor ir até a loja.
Gestão estratégica de marketing
Já sabemos que quanto mais conhecemos o consumidor, melhor e mais personalizada será a ação que faremos. Afinal, com adoção de Big Data aliada a especialistas em analisar grande volume de dados, é possível segmentar e definir qual será a próxima ativação útil que irá gerar valor, engajamento, bem como vendas com margens sustentáveis.
Uma das etapas para elaboração da estratégia de marketing e gestão é adotar ferramentas inteligentes que possibilitam o varejista medir a taxa de retorno em vendas diretamente no PDV.
Portanto, se você também acredita que as campanhas massivas e irrelevantes de marketing ficaram para trás, chegou a hora de conhecer a tecnologia desenvolvida pela Propz.
Com o uso de Inteligência Analítica, o CRM da Propz orienta a tomada de decisão de forma preditiva. Ou seja, antecipa a necessidade do cliente e permite oferecer, para cada um, os produtos relevantes. Assim, é possível ampliar a concentração de gastos no varejista.
Ao mesmo tempo em que a inteligência artificial estimula ampliação de gastos do cliente, ela aplica inteligência e reduz a necessidade de investimentos em descontos. E o melhor de tudo: todo o ROI — Return Over Investment — é medido em tempo real.