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Marketing

ROAS: Como calcular essa métrica

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Como calcular o ROAS?  

O ROAS é uma relação entre os investimentos realizados em uma campanha promocional e a receita incremental que é gerada por essa campanha. Assim, ele permite que o varejo entenda o quanto cada campanha contribui para o resultado geral do negócio.

Agora vamos aprender como calcular o ROAS.

A fórmula é a seguinte:

ROAS = (receita incremental * margem) / (ativações * custo) 

Dessa forma, o ROAS mede a performance de cada campanha, mas levando em conta o custo dessas iniciativas.

A ideia do ROAS é fazer com que o varejista evite campanhas que entreguem pouco resultado líquido e aumente a rentabilidade de todos os seus canais. E isso nem sempre é claramente visível, especialmente para quem analisa apenas os números básicos do negócio. Quer ver? 

Em uma analise, generalista, parece simples identificar que foram gastos X reais em publicidade e que o faturamento foi de Y reais. Mas, desses Y reais, quanto o varejista já faturaria normalmente, sem nenhuma ação promocional?

Muitas vezes, quando se faz essa conta, a empresa acaba descobrindo que, na verdade, ele jogou dinheiro fora, isto é, promoveu produtos para quem compraria a preço cheio ou para quem não tem interesse naqueles itens. 

O cálculo do ROAS permite entender se o varejista está gastando muito em suas ativações, se pode economizar em um canal específico ou se deve focar no aumento do engajamento dos clientes.

Quanto maior o ROAS, melhor o resultado para o negócio. 

Da mesma forma que outras métricas são consideradas para análise de resultados da empresa, o ROAS é indispensável quando falamos de campanhas em estratégias de marketing.

Enfim, ter ferramentas que ajude a realizar campanhas personalizadas de acordo com a análise comportamental do consumidor é fundamental não só para ter um bom resultado na receita incremental mas também na fidelização dos clientes. Conheça o CRM Propz.

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