Você sabe por que aplicar a sustentabilidade em supermercados é tão importante?
O tema “sustentabilidade” tem ganhado cada vez mais relevância no mercado, não só porque o assunto se tornou uma tendência mundial, mas porque a aplicação de boas práticas (redução de desperdícios e economia de energia, entre outros) geram um impacto positivo a toda a sociedade.
Visto que as ações sustentáveis respeitam o meio ambiente e se tornam menos agressivas à população, aplicar a sustentabilidade em supermercados é, portanto, uma importante estratégia para os negócios.
As novas gerações estão mais conscientes sobre os impactos causados pelo homem e essa consciência obriga as marcas a se reestruturarem para entender e satisfazer as novas necessidades do público.
Segundo o estudo GfK Consumer Life 2021, os Millennials são os que mais se preocupam com as causas ambientais, representando 49% da pesquisa. A geração Z, nascida a partir de 1998, soma apenas 26,1% dos entrevistados.
Diante desses números, uma coisa fica clara: a sustentabilidade em supermercados não é um tema relevante unicamente para proteger o meio ambiente. É também uma oportunidade de atrair clientes mais jovens, aumentar a fidelidade de longo prazo e gerar mais valor.
Segundo a Accenture, mais da metade dos consumidores aceita pagar mais por produtos sustentáveis, projetados para serem reutilizados ou reciclados, e 83% acreditam que é extremamente importante que as empresas desenvolvam produtos verdes.
Você sabe quais ações de sustentabilidade em supermercados precisam ser aplicadas no seu negócio?
Neste artigo, explicamos o que é preciso para reduzir os impactos ambientais e melhorar a imagem que o cliente tem sobre a sua marca!
Sustentabilidade em supermercados: uma questão estratégica
O mundo sofre com problemas ambientais há gerações, mas só nos últimos anos as consequências têm despertado maior preocupação. Se as empresas não mudarem sua conduta diante do meio ambiente, todos sofrerão com isso.
Mas engana-se quem pensa que a sustentabilidade é facilmente aplicada nos negócios. Por exigir mudanças internas de comportamentos e práticas regulares para minimizar impactos, esse trabalho precisa ser feito de forma regrada e contínua.
Não só isso, é necessário que as empresas estejam dispostas a cumprir com os seguintes pontos:
Compromisso pessoal e público com o meio ambiente
Todas as pessoas que compõem o quadro da empresa devem assumir o compromisso contínuo com a sustentabilidade. Os líderes devem estimular o avanço da economia circular, criando práticas mais verdes e dando às pessoas a responsabilidade de cumpri-las.
Além disso, devem elaborar grupos de discussão com todos os stakeholders e colaboradores para que, juntos, todos criem um caminho positivo e voltado para o bem ambiental.
Adoção de modelos de negócios circulares
Na cadeia de distribuição de produtos, é muito comum que o acúmulo de lixo seja ignorado por supermercadistas. Porém, existe um meio de mudar esse cenário: a adoção de modelos de negócios circulares.
Esse modelo de negócio não somente leva em conta o lixo gerado pela empresa, como também ajuda a criar valor a partir dele e aumentar a receita. O reuso ou a reciclagem são exemplos de sustentabilidade em supermercados interessantes e que podem ser facilmente aplicadas.
Envolvimento com os consumidores
Investir em sustentabilidade em supermercados é uma oportunidade para construir relacionamentos mais sólidos e de longo prazo com os consumidores. As iniciativas de reuso e reciclagem de embalagens, além de proporcionar retorno sobre os investimentos, geram benefícios para os clientes, garantindo descontos em produtos ou até pontuação adicional no programa de fidelidade.
Aplicar a sustentabilidade em supermercados não é uma ação que acontece do dia para a noite. É o resultado de várias boas práticas, que exigem o comprometimento de todos os integrantes da empresa.
5 pilares para aplicar a sustentabilidade em supermercados
Como os consumidores tomam suas decisões de compra cada vez mais baseados em aspectos sustentáveis, não há como ignorar o assunto. Os supermercados precisam mais do que nunca adotar medidas que mostram seu real compromisso com o meio ambiente e com a população.
Os clientes esperam se relacionar com marcas com as quais tenham valores em comum. E aquelas que não se adaptaram a isso, correm o sério risco de perder espaço e ficar para trás.
Dessa forma, o caminho para a aplicar a sustentabilidade em supermercados precisa ser construído com base em cinco pilares importantes:
1) Práticas sustentáveis diárias
Supermercados possuem um grande fluxo de pessoas e produtos diariamente, por isso as práticas sustentáveis devem fazer parte da rotina e devem estar presentes no culture code da empresa.
Entre algumas das principais ações diárias, temos:
- Economize energia: o uso de equipamentos e iluminação com mais eficiência energética, como é o caso de lâmpadas LED, podem ajudar o supermercado a economizar energia. Por isso, a dica é: sempre esteja atento à classificação dos produtos no índice de eficiência energética para fazer as escolhas mais acertadas para o estabelecimento.
- Minimize o uso de papel: Identifique quais são os processos e as tarefas que exigem o uso de papel e caneta, e trabalhe para digitalizá-los. Os manuais para os colaboradores e recibos de pagamento ou compras, por exemplo, são documentos que podem ser digitalizados e transmitidos por WhatsApp. Também é possível estimular a adoção de notas fiscais enviadas para os e-mail dos clientes.
- Diminua a quantidade de lixo: O reuso de folhas de papel, o uso de matérias-primas recicláveis e a redução de desperdícios são formas de diminuir o volume de lixo deixado na natureza.
2) Adote alternativas sustentáveis para as embalagens
É praticamente impossível se livrar das embalagens nas operações em supermercados. Ainda assim, é possível aplicar algumas estratégias para evitar que certos tipos de embalagem, que geram um impacto ambiental maior que outros, prejudiquem os resultados alcançados pela empresa no quesito sustentabilidade.
Essas ações de sustentabilidade em supermercados envolvem:
- Utilizar materiais biodegradáveis: Substitua, sempre que possível, itens de grande durabilidade como os plásticos, por materiais que sejam biodegradáveis, como é o caso do papel.
- Adotar os 3Rs: Reduzir, Reusar, Reciclar. Quando ligadas ao propósito de preservação da natureza, a adoção dos 3R em caixas de papelão, por exemplo, podem gerar um impacto muito positivo.
- Utilizar as embalagens para comunicar seu propósito: As embalagens, quando feitas corretamente, geram uma conexão forte com o consumidor. Assim sendo, aproveite esse material para comunicar suas ações sustentáveis ou até estimular os clientes a adotarem novos padrões de comportamento.
3) Ajude os clientes a serem mais sustentáveis
A sustentabilidade em supermercados também envolve os consumidores. Quando as pessoas adotam práticas mais verdes, elas mudam seus comportamentos de consumo e isso impacta todo o mundo de forma positiva.
Instruir os clientes sobre boas práticas pode ajudá-los a reduzir o impacto ambiental de suas compras, além de posicionar a sua marca como uma aliada e não como um oponente.
Caso você não saiba como fazer isso, confira algumas de nossas sugestões:
- Programas de doação: Que tal comprometer-se a doar uma parte de seus lucros ou reverter parte das vendas para causas ligadas à sustentabilidade? Essa é uma ação que pode inspirar o cliente a fazer o mesmo.
- Apoie iniciativas de terceiros: Assumir o compromisso de apoiar ações de ONGs respeitadas também é uma forma de estimular outras pessoas a ajudarem essas organizações.
- Crie campanhas em que o cliente escolhe o destino da doação: Além de ajudar vários tipos de instituições ao mesmo tempo, essa prática pode contribuir para o seu supermercado compreender quais são os temas mais relevantes para os clientes.
4) Faça com que a sustentabilidade seja parte da sua história
Além de adotar práticas sustentáveis diariamente, melhorar o uso das embalagens e ajudar os clientes a adotarem ações mais benéficas ao meio ambiente, o supermercado também precisa mostrar que a sustentabilidade está ligada no seu próprio DNA.
Os consumidores só irão respeitar e apoiar as ações de sustentabilidade em supermercados se forem praticadas continuamente. Não só isso, se as boas práticas forem reconhecidas por outras empresas ou instituições.
Uma forma de conseguir esse reconhecimento é por meio de certificados. Existem diversas certificações de práticas éticas e sustentáveis disponíveis, e atender aos requisitos dessas certificações mostra claramente para as pessoas que o supermercado está fazendo a sua parte.
O objetivo com essas certificações é fazer com que o consumidor perceba o esforço do seu negócio, que a sustentabilidade faz parte dos valores da empresa e que o propósito de ajudar o meio ambiente é, de fato, verdade.
A melhor parte de incorporar a sustentabilidade em supermercados é que a ação pode ser mais simples do que aparenta ser. Basta que todos os integrantes estejam comprometidos com essa causa, e que a empresa adote as práticas corretas em prol da sociedade e do meio ambiente.