Saiba como ampliar o relacionamento com o seu cliente e ser cada vez mais relevante utilizando um programa de relacionamento.

Antes de falar sobre programa de relacionamento, é necessário saber quais são os cinco perfis de clientes: cliente novo, cliente fiel, cliente ocasional, cliente ausente e cliente inativo. Para cada um deles existe uma forma ideal de interagir, isto é, personalizar a comunicação, segundo cada perfil.

Por isso, por meio de um programa de relacionamento, é possível interagir de forma inteligente, fácil, rápida e efetiva com cada perfil de cliente. Para tanto, seu negócio deve contar com estratégias de marketing que utilizam a tecnologia para gerar resultado.

Afinal, o que é um programa de relacionamento?

O programa de relacionamento é um meio no qual o varejista oferece vantagens e mantém um contato maior com o seu cliente, dentro e fora da loja. Esse contato pode acontecer de diversas maneiras, por exemplo: clube de fidelidade, parcerias e descontos especiais.

Com a digitalização dos negócios, é possível fazer ações de retenção e fidelização de clientes em tempo real. Dessa maneira, pode-se personalizar o atendimento e o relacionamento conforme o comportamento de cada consumidor.

Confira 5 motivos para entender porque seu negócio precisa de um programa de relacionamento

1. Tecnologia

Existem diversas ferramentas e metodologias para fazer gestão dos negócios. Uma das soluções focadas em relacionamento com o cliente é o CRM (Customer Relationship Management)

Para a criação de um programa de relacionamento efetivo, é importante utilizar uma tecnologia com inteligência analítica que crie estratégias diárias por meio de coleta e análise dos dados dos clientes em tempo real. Dessa forma, existem maiores chances do cliente voltar à loja, mantendo-se engajado. Além disso, com a inteligência analítica, é possível gerar milhões de recomendações automatizadas e diminuir a necessidade de intervenção humana.

A tecnologia é fundamental para o sucesso de um programa de relacionamento, pois além de entender o melhor momento e o melhor canal para interagir com o cliente, proporciona uma interação, isto é, um relacionamento.

 2. Comunicação personalizada

Com a utilização de uma ferramenta de CRM é possível identificar o perfil de cada cliente e criar uma comunicação personalizada, além de entregar essa comunicação através do melhor canal de comunicação, isto é, o mais efetivo para cada perfil de cliente.

Uma comunicação personalizada cria relacionamento e permite que a marca se aproxime do cliente, garantindo o sucesso do programa de relacionamento por meio de uma taxa de engajamento mais alta.

3. Estratégias de negociação com a indústria e fornecedores

O varejo farmacêutico tem uma particularidade importante: boa parte dos clientes utilizam medicamentos de uso contínuo. Um CRM que trabalha com modelos e algoritmos especializados para o segmento farmacêutico pode traçar estratégias relevantes para negociação com os fornecedores específicos desses medicamentos. 

4. Ampliação da receita com programa de relacionamento

Por meio de estratégias objetivas, bem como uma base de cliente estruturada, é possível trabalhar o ativo de forma rentável.    

Uma das métricas de um bom CRM é o LTV (Life Time Value), que diz respeito a quanto dinheiro o cliente deixa na sua loja. Para que esse valor seja o maior possível, é preciso apresentar o produto certo, no momento certo e pelo canal correto, principalmente ao público certo. Isso só é possível se o seu negócio utilizar um programa de relacionamento via CRM.

5. Proposta de valor

O varejo precisa ter uma proposta de valor clara e estabelecer as alavancas promocionais certas para cada cliente, se comunicando por meio de programa de relacionamento, que, consequentemente, pode gerar fidelização.

Com o CRM Propz, seu negócio cria relacionamento com o cliente, o fideliza e ainda alavanca suas vendas com margens saudáveis. 

Nosso diferencial é entregar uma solução de CRM com Inteligência Analítica. Dessa forma, proporcionamos personalização de ofertas e ações promocionais com mensuração científica e confiança estatística. Afinal, só evolui aquilo que se mede com precisão.

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