Saiba quais as estratégias de marketing seu negócio precisa para personalizar o relacionamento com cada cliente
Nenhum negócio sobrevive se não possuir excelentes estratégias de marketing de relacionamento com os clientes. Cada interação com o consumidor nos meios digitais e na loja física deve entregar uma mensagem sólida a fim de engajar e fidelizar.
Nos últimos anos, as estratégias de marketing de relacionamento se transformaram. Mesmo antes da pandemia, a digitalização dos negócios já trazia novos desafios e oportunidades para as empresas.
Afinal de contas, ao mesmo tempo em que os consumidores ganhavam acesso a um volume grande de informações, as empresas passaram a ter a possibilidade de entender os desejos, necessidades e hábitos de seus clientes como nunca!
A aceleração digital trazida pela pandemia ampliou ainda mais as mudanças no planejamento e gestão estratégica de marketing e vendas. Entregar experiências de compra incríveis deixou de ser um diferencial para cada vez mais, se tornar o mínimo exigido pelos clientes para manter uma relação. A tolerância para lojas sem graça, sites lentos e processos confusos diminui a cada dia.
Nesse contexto, a Inteligência Artificial ganha força como uma maneira de entender profundamente os clientes, gerar melhores experiências e personalizar as estratégias de marketing para o varejo. Engana-se quem pensa que a IA é algo distante e que um dia ainda fará parte de nossas vidas, ela já está presente!
Somente 34% dos consumidores americanos afirmaram realizar interações com sistemas de Inteligência Artificial. Na prática, porém, esse número é muito maior: 84% utilizaram recursos como assistentes virtuais, chatbots inteligentes ou sugestões de produtos em sites. Filtros de spam ou mesmo a busca do Google mostram que a IA está muito mais presente do que os consumidores acreditam.
Entender esse gap entre usar algo que tem IA e perceber que a tecnologia está sendo usada é importante.
Cada vez mais, as estratégias de marketing de relacionamento estão sendo intermediadas por sistemas que usam Inteligência Artificial para entregar melhores recomendações de compra, sugestões de produtos e serviços e antecipar demandas, para que o varejo possa estar mais bem preparado e aumente a satisfação dos clientes.
Existem pelo menos 5 grandes estratégias de marketing de relacionamento usadas pelas empresas aliadas ao uso de Inteligência Artificial:
1) Mensurar resultados e retornos de ações e estratégias de marketing de relacionamento
Aplicada ao varejo, a Inteligência Artificial tem a missão de entender o comportamento dos clientes: como navegam ou visitam uma loja, quando fazem isso, por que motivos, e o que os leva a consumir.
O uso de sistemas de CRM, IA e machine learning para entender melhor o consumidor transforma a gestão de marketing de relacionamento.
Mais do que otimizar o funil de vendas, a IA cria um funil específico para cada cliente, moldado ao que o consumidor deseja e como ele se comporta: clientes que não abrem e-mails promocionais durante o dia só recebem mensagens à noite, por exemplo. O resultado é o crescimento das vendas.
2) Aumento da fidelidade do consumidor
Outra forte mudança nas relações de consumo impulsionada pela Inteligência Artificial é o aumento do foco das empresas na retenção dos clientes, em vez de buscar novos consumidores.
Há muito tempo se sabe que conquistar um novo cliente é muito mais caro que manter um cliente antigo, mas no mundo analógico era muito difícil identificar o que estimulava a fidelidade do cliente, quais as melhores alavancas de resultados e como medir os resultados e a importância de cada interação com o consumidor.
A Inteligência Artificial aliada à nova estratégia de comunicação e marketing consegue identificar padrões de comportamento, gerar insights e ações que encorajam a recompra e, com isso, criam melhores experiências de consumo.
As novas estratégias de marketing de relacionamento digital trouxeram uma prateleira infinita de produtos, o que significa escolhas infinitas e, claro, muito mais produtos que não interessam somente para um cliente em específico. Soluções tecnológicas reconhecem aquilo que o consumidor não deseja e apresentam somente o que o agrada, gerando mais vendas e mais fidelidade.
3) O surgimento da hiperconveniência
O e-commerce aumentou muito a conveniência das compras, já que possibilitou comprar a qualquer momento, de onde o consumidor estiver. O próximo passo vem sendo dado pela Inteligência Artificial, e de várias maneiras:
- Sistemas de reconhecimento facial identificam o cliente mais rápido e permitem abolir o checkout tradicional;
- Dispositivos por voz aceleram a solução de problemas, permitem tirar dúvidas e agilizam as compras;
- Soluções preditivas antecipam o momento de compra e oferecem promoções com alto poder de atração de clientes.
A Inteligência Artificial está abrindo uma série de novas possibilidades, fazendo com que o cliente possa dedicar mais tempo aos produtos de que gosta e automatizar compras de produtos de uso contínuo.
4) Cresce o varejo por voz
Não é de hoje que o Voice Shopping é uma tendência, mas no mundo pós-Covid essa tecnologia teve um imenso potencial de crescimento.
Comprar sem precisar digitar não é somente conveniente, mas também favorece a proteção contra o vírus e permite criar conversas com os clientes (favorecendo a fidelização).
Com os algoritmos de Inteligência Artificial, que entendem o contexto e a intenção do cliente, já conseguem apresentar resultados melhores que os de buscas por texto.
O uso da voz muda a gestão estratégica de marketing e vendas e favorece a omnicanalidade: o cliente não precisa acessar vários dispositivos para fechar uma compra, e toda a jornada da busca ao pagamento pode ser feita sem interação humana, mesmo que em uma loja física.
5) Importância do planejamento estratégico de marketing de relacionamento: Aumento da confiança nas marcas
O uso da Inteligência Artificial cria relações de consumo baseadas na assertividade das interações com os clientes.
Isso não gera apenas mais recorrência nas compras ou a capacidade de otimizar o sortimento das lojas, mas também desenvolve relacionamentos baseados em confiança.
Para que isso aconteça, porém, as empresas precisam levar muito a sério as questões de cibersegurança e de proteção de dados. A LGPD tem um grande impacto sobre a experiência do consumidor e é apenas o início de uma relação de consumo cada vez mais digitalizada.
Empresas que já utilizam Inteligência Artificial em seus processos de negócios e em suas soluções tecnológicas estão muito bem posicionadas para aproveitar a digitalização do mercado.
A partir de agora, contar com parceiros tecnológicos que tenham soluções baseadas em IA será fundamental para gerar mais benefícios, melhorar o relacionamento com o cliente e aumentar as vendas.