O cenário pós-pandemia acelerou a necessidade do supermercado digital. Saiba como modernizar seu negócio para atender melhor aos clientes na era da digitalização
A ideia de se ter um supermercado digital era quase inexistente há alguns anos. Segundo levantamento da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), menos de 30% dos supermercadistas possuíam um e-commerce até 2019. A crise do coronavírus, porém, fez esse cenário mudar muito rápido.
A experiência de compra do setor sempre foi física, mas ganhou o apoio de recursos tecnológicos para aumentar a conveniência, reduzir o tempo gasto nas lojas e aumentar a satisfação dos clientes.
Neste artigo, falaremos sobre a importância e as tendências de um supermercado digital, tendências, bem como as formas de aumentar as vendas com margens saudáveis.
Vamos começar?
Afinal, qual a importância de ter um supermercado digital?
A transformação digital do varejo chegou para ficar. Todo o varejo brasileiro precisou avançar em suas estratégias digitais, já que boa parte dos consumidores se manteve em isolamento. Isso mudou completamente a relação dos clientes com as lojas.
Para continuar resistindo à concorrência, os supermercadistas precisam entender seus clientes, que se tornam cada vez mais exigentes. Afinal, os hábitos de consumo dos clientes mudaram no pós-pandemia. Por isso, cada vez mais, estes consumidores demonstram mais interesse em transações sem contato.
5 tendências para se ter em seu supermercado digital:
As fronteiras entre online e offline diminuíram e o omnichannel ganhou força. Para acompanhar, é preciso se adaptar. Portanto, obter estratégias focadas no supermercado digital é o caminho para se tornar mais ágil, flexível e eficiente.
Confira 5 pontos para impulsionar a transformação digital do seu supermercado e preparar sua empresa para um futuro mais digital:
1) Os dados são a base para o supermercado digital
A digitalização dos supermercados deve começar pelo uso dos dados reais dos consumidores. Embora já exista uma “pegada digital” dos consumidores nas informações do checkout em lojas físicas, o varejo pode e deve ampliar a coleta de dados. Aplicativos de descontos e a operação de e-commerce oferecem a possibilidade de coletar informações sobre cada produto visto, clicado, colocado no carrinho e comprado.
Mesmo nas lojas físicas, é possível melhorar a coleta de dados dos clientes. A adesão aos programas de fidelidade permite reconhecer quem são os consumidores, bem como individualizar e personalizar suas compras. Câmeras colocadas nas lojas também trazem dados relevantes sobre a circulação dos consumidores no piso de vendas, o que é uma informação útil para campanhas de marketing e para melhorar o cross selling.
2) Invista em CRM
Uma plataforma de CRM permite identificar demandas, mudanças no comportamento de consumo e, principalmente, a realização de ações individualizadas conforme os produtos, serviços e missões de compra de cada cliente.
Por isso, o CRM é uma ferramenta indispensável para a digitalização dos supermercados. Entre os benefícios que uma boa plataforma de CRM traz para o seu negócio, estão:
- Construir uma base de dados relevante;
- Melhorar a experiência de consumo de cada cliente;
- Promover cross selling e up selling;
- Integrar os canais de atendimento ao cliente;
- Otimizar processos da loja;
- Fidelizar os consumidores.
3) Uso da Inteligência Artificial
O uso da Inteligência Artificial (IA) está em forte alta no varejo brasileiro e mundial. Gradualmente, mais empresas utilizam a tecnologia para entender melhor seus clientes, bem como gerenciar melhor seus negócios. Por isso, para obter um supermercado digital, o uso de IA é uma forma efetiva de reduzir custos e aumentar a eficiência da gestão.
Nos supermercados, a IA é uma jornada de longo prazo, que leva a diversas oportunidades de relacionamento e melhoria da experiência dos consumidores. Confira:
- Curadoria de produtos e serviços para os clientes;
- Personalização do relacionamento com o público;
- Recomendações inteligentes de produtos e serviços;
- Previsão do comportamento dos consumidores;
- Automação de tarefas repetitivas;
- Geração de insights para a tomada de decisão.
4) Automatização é essencial
O uso de tecnologia também é importante para automatizar atividades que hoje precisam ser realizadas manualmente. Por exemplo, os pedidos de reposição de produtos. É possível definir regras para a compra automática de itens que não têm grande flutuação sazonal na demanda. Assim, quando o estoque chegar a um determinado nível, automaticamente uma ordem de reposição é enviada para o fornecedor.
Outro exemplo de automação está nas atividades de marketing. Uma parcela importante da régua de relacionamento com os clientes pode ser desenvolvida automaticamente: por exemplo, um produto abandonado no carrinho de compras do site pode disparar um e-mail, horas depois, lembrando o cliente de que ele não finalizou suas compras e ainda oferecer frete grátis. Portanto, esse tipo de ação gera um crescimento efetivo da taxa de conversão no e-commerce.
5) Saiba onde seu cliente está
Os supermercados não podem mais acreditar que seu relacionamento com o cliente começa no momento em que ele entra na loja e termina no checkout.
A escolha de onde comprar é fortemente influenciada pelo digital: buscas online por “supermercado mais próximo” ou a visualização de comentários em redes sociais são uma parte importante da decisão de consumo. Dessa forma, varejistas que não levam em conta esse tipo de relação de pré-compra acabam nem sendo considerados pelos clientes.
É importante analisar a relação com o consumidor em uma perspectiva mais ampla. A jornada do cliente pode começar no digital, passar pela loja física e ser completada no digital. Ou qualquer outra comunicação de meios digitais e analógicos. Por isso, seu supermercado digital deve levar em conta a integração de todos os pontos de contato com o cliente:
- Alcance o cliente pelas redes sociais, e-mails e WhatsApp. Esteja em contato constante, de preferência entregando soluções em vez de promoções;
- Ofereça a possibilidade de compra na loja física, no e-commerce próprio, em e-commerces de terceiros, bem como em plataformas de shoppers;
- Amplie as alternativas de entrega. Por exemplo, clique e retire, entrega em lockers, aplicativos de delivery e outras opções são importantes para oferecer a flexibilidade que o cliente deseja.
Aumente suas vendas com um supermercado digital
Na digitalização de seu negócio, busque parceiros tecnológicos capazes de entender suas necessidades de curto, médio e longo prazo. O uso de CRM, Inteligência Artificial e diversas outras ferramentas podem impulsionar rapidamente seus resultados e ajudar você a provar rapidamente o valor da transformação digital para sua empresa.