Ir para o conteúdo principal
roas
Voltar

ROAS: a métrica mais importante para o sucesso no varejo

O Retorno sobre o Investimento em Publicidade ou return on advertising spend (ROAS), é um indicador essencial para garantir que o varejo invista certo e obtenha os melhores resultados 

Afinal, o que é ROAS?

A métrica de marketing ROAS em inglês Return on Advertising Spend, significa Retorno sobre Gastos com Anúncios ou Retorno sobre Ativos. Ou seja, o dinheiro investido em anúncios e o retorno que você tem desse investimento. Essa métrica ajuda a entender se as campanhas estão dando lucro ou prejuízo.

Dessa forma você sabe se as campanhas estão performando bem ou não, afinal, o principal objetivo e maior vantagem do ROAS é indicar os resultados.

Com o aumento da competitividade no varejo e os custos crescentes de logística, publicidade e mercadorias, as margens dos setores de grande recorrência (como supermercados e farmácias) ficam ainda mais pressionadas. Por isso, é preciso ser cada vez mais inteligente nos investimentos e focar no que traz mais resultados. Por isso o ROAS é uma métrica importante para o negócio. 

A gestão de campanhas promocionais no varejo não pode mais seguir aquela tradicional frase atribuída a John Wanamaker, um dos grandes empreendedores das lojas de departamentos americanas do começo do século passado: “metade dos meus investimentos em marketing é desperdiçada. O problema é que não sei qual metade”. A partir disso, construir uma estratégia de ROAS exige atenção.

Afinal, quanto mais assertivas são suas campanhas, maior o retorno que o varejista obtém com suas ações e mais saudável o negócio se torna.  Saiba como calcular o ROAS.

Ganhos muito além da campanha 

Ao desenvolver campanhas com foco no ROAS, o varejista tem ainda um outro grande benefício para seu negócio: ele melhora seu relacionamento com a indústria. Toda a discussão sobre compras deixa de estar pautada no que a indústria quer vender, e passa a focar naquilo que o consumidor deseja comprar.

Quando o varejo utiliza dados, ele passa a comprar melhor: os produtos certos na quantidade certa. E mesmo as apostas em lançamentos passam a ser feitas com base em comparações com comportamentos reais dos clientes, o que dá indicações mais precisas do que pode trazer resultados. 

Com dados, o varejista pode ser mais proativo em suas ações promocionais, levando até a indústria informações sobre o comportamento de seus clientes e fazendo boas negociações a partir de produtos de maior interesse dos consumidores.

Com isso, usando dados reais de clientes reais, o varejo pode desenvolver campanhas patrocinadas pela indústria, aumentando seu ROAS e, ao mesmo tempo, fortalecendo seu relacionamento com o fornecedor. 

Uma relação ganha-ganha-ganha, focada nos dados e que coloca o cliente no centro da estratégia de negócios. Você está pronto para essa nova forma de realizar promoções? 

Saiba como nossa solução pode ajudar você e seu negócio a ter melhores resultados. Propz.

Compartilhe