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Promoção do PDV nas redes sociais: como fazer?

promoção do pdv

A promoção do PDV é essencial para gerar mais resultados; saiba como utilizar as redes sociais em sua estratégia omnichannel

Nestes tempos em que os meios digitais têm um impacto significativo sobre o comportamento de compra dos consumidores, é possível utilizar as redes sociais como um meio de promoção do PDV e atração de clientes para a loja física e a loja virtual. Afinal, Facebook, Instagram e outros meios oferecem novas oportunidades para que o consumidor se atualize sobre novidades e compare produtos.

Um dos principais fatores que estimulam o uso das redes sociais para reforçar a estratégia de promoção do PDV é o fato de que o consumidor brasileiro é o que mais usa esse tipo de mídia na América Latina. Cerca de 88% da população brasileira acessa o YouTube, Facebook, Twitter, Instagram, Snapchat, Pinterest e LinkedIn, apesar das dificuldades de infraestrutura em regiões mais remotas do País. Curiosamente, adultos com mais de 45 anos são a faixa etária mais presente nas redes sociais, formando 27% do total. Logo a seguir vêm as pessoas de 25 a 34 anos (25% do total). Com 68 milhões de pessoas utilizando somente seus celulares para navegar nas redes sociais, fica claro que o perfil de usuário vai muito além dos jovens e que, por isso, as oportunidades são imensas.

O brasileiro é o segundo que mais passa tempo nas redes sociais no mundo, com 225 minutos por dia, atrás apenas dos filipinos. É mais tempo do que o gasto diariamente com televisão e, com a forte presença dos brasileiros nas redes sociais, é essencial incluir esse canal em sua estratégia de marketing. Seja no aumento do reconhecimento da marca (awareness), seja para a qualificação dos leads ou mesmo para impulsionar a ida dos clientes às lojas físicas, marcas que trabalham bem as redes sociais se mostram adaptáveis às caraterísticas de cada canal e atuam neles com estratégias bem definidas. Nada de estar no Facebook ou no Twitter simplesmente por estar.

A comunicação no PDV

Tradicionalmente, o ponto de venda (PDV) é o local que tangibiliza a promessa da marca e seu posicionamento de mercado. A iluminação, a decoração, o nível de conforto, o som ambiente, a disposição dos produtos na vitrine e nas gôndolas (incluindo a altura, disposição, material e profundidade das prateleiras, bem como a distância entre elas), tudo comunica algo para o cliente e faz com que ele seja estimulado a consumir.

Realizar uma boa promoção do PDV é fundamental. Afinal, um estudo do Point of Purchase Advertising Institute (POPAI) mostra que 85% dos brasileiros decidem sobre a compra no ponto de venda. Isso acontece porque, embora os meios tradicionais de publicidade de massa, como televisão, outdoors, rádio e mídia impressa, tenham sua importância, os consumidores recebem tantos estímulos diariamente que as mensagens das marcas se diluem. Acrescente a essa equação o bombardeio de mensagens nos celulares e você tem uma boa dimensão da dificuldade que é levar uma comunicação impactante aos clientes.

No ponto de venda, porém, o cliente já está disposto a comprar e tem menos distrações. Embora as marcas estejam ali competindo pelo cliente, a promoção no PDV, ao lado da embalagem e do posicionamento estratégico dos produtos, consegue exercer uma influência bem maior sobre o comportamento de compra dos clientes.

Em média, o usuário de smartphone acessa seus celulares 150 vezes por dia, e, nesse processo, passa a exibir um comportamento em que dedica tempo cada vez menor à comunicação que recebe. Isso faz com que a promoção no PDV precise ser estratégica e cirúrgica para efetivamente ser convertida em vendas. Com muita frequência, essa comunicação se torna mais eficiente quando o processo de atração do cliente é realizado a partir das redes sociais e levado para a loja física ou virtual.

Como realizar uma boa promoção do PDV a partir das redes sociais

Para desenvolver uma boa promoção do PDV, é preciso entender que o comportamento dos clientes é omnichannel. Marcas percebem diferenças entre meios de comunicação online e offline. Para o consumidor, é tudo uma coisa só. Adotar uma estratégia omnichannel na gestão do PDV e utilizar diversos meios de comunicação para reforçar a promoção do PDV é essencial para que a marca se mantenha relevante para seu público.

Para isso, é importante levar em conta os seguintes pontos:

1)     Segmente seu público

Uma das principais vantagens das redes sociais é a possibilidade de segmentar a comunicação de acordo com o público, segundo seu comportamento real de navegação. Essa é uma forma muito mais relevante de gerar um impacto positivo do que a tradicional segmentação demográfica, uma vez que mulheres de 35 a 44 anos, casadas e com filhos, pertencentes à mesma classe social, podem ter comportamentos completamente diferentes caso uma delas seja evangélica, por exemplo.

A segmentação do público nas redes sociais obedece a uma outra lógica: o que cada usuário curtiu, clicou, acessou é levado em conta e analisado de acordo com a probabilidade de aderência às mensagens publicitárias das marcas. Os algoritmos permitem identificar padrões de comportamento e extrapolar esses padrões para novos públicos, gerando uma comunicação mais assertiva. Dessa forma, ocorre uma melhor promoção do PDV.

2)     Invista em mídia online

Não só a mídia online é mais assertiva e segmentável, como muitas vezes é mais barata do que as mídias tradicionais. Isso acontece porque, em vez de entregar uma mensagem genérica para milhões de pessoas, as redes sociais permitem falar com cada cliente de forma única. Assim, o consumidor que é estimulado por praticidade em sua missão de compra não será impactado por uma publicidade baseada em preço, e vice-versa. Cada vez mais, uma boa promoção do PDV começa por saber falar a língua do cliente. E isso começa na mídia online.

3)     Utilize ferramentas de geolocalização

Um dos principais benefícios que os smartphones trazem para a promoção do PDV em um ambiente omnichannel é a possibilidade de impactar o cliente de acordo com sua geolocalização. A integração do Geomarketing e de ferramentas de geolocalização aos recursos de Inteligência Analítica das empresas permite entender melhor os momentos de compra dos clientes, antecipar demandas dos clientes, personalizar o relacionamento, tomar melhores decisões de negócios e gerar mais resultados na promoção do PDV.

4)     Cuide de sua presença online

Negócios que não existem online não existem para os consumidores. Ferramentas como o Google Meu Negócio permitem que o varejo gerencie, gratuitamente, a forma como aparece nos produtos do Google, como os mapas e a rede de pesquisa. Isso faz com que uma loja possa ser encontrada mais facilmente em uma busca online ou a partir do Google Maps. Considerando que as buscas a partir de termos como “…perto de mim” cresceram 75% em 2017 e continuam em alta, uma vez que consumidores cada vez mais imediatistas buscam soluções instantâneas para suas demandas. Eles querem resolver seus problemas e resolver já. Nesse momento, ter uma boa presença nos buscadores funciona como um passo essencial na promoção do PDV em uma jornada de compras omnichannel.

5)     Invista em inbound marketing

As redes sociais criaram para as marcas a possibilidade de terem seus próprios canais de geração de conteúdo. Enquanto nas mídias tradicionais era preciso investir muito dinheiro para comunicar toda a mensagem de sua marca, ou era preciso resumir seu posicionamento para que ele coubesse no tamanho da peça publicitária, com o inbound marketing é possível desenvolver seu próprio espaço para geração de conteúdo e desenvolver uma estratégia de relacionamento com o público a partir desse conteúdo. Dessa forma, passa a ser possível desenvolver um funil de vendas com base em informações reais dos clientes, levando em conta interações reais do público com sua marca. O resultado é um relacionamento mais próximo com os clientes e aumento na taxa de conversão.

A promoção do PDV por meio das redes sociais deveria estar na agenda estratégica de todo o varejo. Essa é, afinal, uma forma mais eficiente de investimento, em que a marca tem o controle das ações e pode realizar alterações a todo momento para alcançar um melhor desempenho.

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