Ir para o conteúdo principal
Voltar

Como otimizar um PDV e aumentar as vendas no varejo: confira 5 dicas incríveis

Em um cenário de crise e aumento da inflação, muitos comerciantes se perguntam como fazer para não sentirem os efeitos da estagnação econômica em seus estabelecimentos.

À primeira vista, pode parecer simples achar uma solução para esse problema, mas propostas convencionais como baixar o preço dos produtos e fazer promoções esporádicas podem não ser as mais eficientes nos dias atuais.

Para realmente fugir da crise e alcançar bons resultados em seu PDV, é importante buscar estratégias que elevem de fato as receitas e que cerquem todo o universo em torno do seu negócio.

Para isso, separamos 5 dicas que podem fazer a diferença na hora de aumentar as vendas em seu ponto de venda (PDV). Confira:

Dica 1

Conheça seu cliente e invista em relacionamento

Antes de começar a fazer qualquer outra coisa em seu PDV, assegure-se de que você e a equipe do seu estabelecimento estão profundamente bem informados sobre o seu público-alvo. Isso inclui conhecer os clientes nos mínimos detalhes e saber muito bem como é o perfil deles.

Identifique quais as necessidades daqueles que busca sua loja, quais são os desafios que eles enfrentam no dia a dia, quais os horários em que eles mais buscam soluções para seus problemas em lojas como as suas e, um ponto importantíssimo: saiba identificar os pontos cruciais que os levam a finalizar uma compra. Saber se eles pesquisam na internet antes de sair para a rua é um deles, por exemplo.

Assim, você vai saber como agir com o publico para o qual está trabalhando. Este step é indispensável para você treinar sua equipe e abordar seus clientes da melhor maneira.

Dica 2

Treine a sua equipe

Depois de conhecer melhor o seu público-alvo, o segundo passo é saber treinar a sua equipe, utilizando as informações que foram coletadas sobre seus clientes.

Com estes dados em mãos, é crucial saber usa-las para oferecer uma abordagem personalizada e um atendimento que deixe claro o interesse e conhecimento a respeito das dores e necessidades de cada um.

Ensine seus colaboradores e oriente-os a se colocarem sempre no lugar do cliente, não confronta-los e, acima de tudo, ouvir e entender de verdade seus pedidos e demandas.

Aquela máxima de que “o cliente sempre tem razão” ainda é válida e todas as necessidades devem ser consideradas e encaradas como oportunidades de vendas!

Dica 3

Apresente seus produtos de forma impecável em seu PDV

Uma boa apresentação e um posicionamento estratégico dentro do seu PDV podem garantir mais vendas! A forma e disposição dos produtos dentro do seu espaço físico podem garantir maior sucesso de vendas. É importante estar sempre tudo organizado e ajeitado esteticamente para que os clientes tenham uma experiência agradável ao buscar produtos dentro do seu PDV.

Quando o seu PDV está organizado e os clientes tem acesso fácil aos produtos, a mensagem que você está passando é de que seu negocio se preocupa com os clientes e é organizado. É a essência do seu ponto de venda que aparece nessa hora. ˜unca deixe de lado esse importante quesito.

Procure sempre trazer a identidade visual do seu PDV no layout e nas embalagens dos produtos. Uma etiqueta personalizada, um selo impresso e colado nas embalagens… tudo isso traz uma sensação de qualidade, zelo e respeito pelo cliente.

Dica 4

Utilize a tecnologia para aumentar as vendas

Usar tecnologia para aumentar as vendas em seu PDV melhora a experiência dos clientes e é menos complicado do que parece.

Inteligência de merchandising, gestão de filas, análise do perfil demográfico do cliente e sistemas de som inteligentes são ótimas ferramentas para otimizar seus resultados e aumentar suas vendas.

Dica 5

Ofereça sempre a melhor experiência para os consumidores.

Pode anotar aí: quanto melhor for a experiência do consumidor em seu PDV maiores serão as suas vendas! Confira uma lista rápida de itens que podem melhorar muito esse processo dentro do seu PDV.

  • Tenha uma boa localização
  • Preocupe-se com a identidade visual da loja
  • Monte uma fachada que chame atenção
  • Cuide sempre do ambiente físico da loja
  • Dê atenção especial ao interior do PDV

Resumidamente, cuide e peça para a sua equipe estarem sempre atentos aos detalhes, pois qualquer deslize pode fazer o consumidor desistir de uma compra ou se sentir apenas mais um” dentro do seu PDV.

Tente seguir estas dicas e nunca deixe de buscar o sucesso. Pode contar com a Propz para isso!

Gostou desse post? Deixe aqui seus comentários e compartilhe com os amigos para que eles também conhecam estas dicas.

Inscreva-se na nossa newsletter para receber mais conteúdos como esse e fique sempre atento aos novos artigos.

Inscreva-se na nossa Newsletter

Compartilhe