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Como escolher um sistema de CRM para seu negócio?

A escolha de uma plataforma de Gestão de Relacionamento com o cliente é fundamental para o crescimento do varejo. Saiba como a Propz pode te ajudar ao definir uma solução para sua empresa

Para desenvolver relacionamentos de longo prazo com os clientes, o varejo precisa contar com um sistema de CRM. Na prática, o CRM pode ser entendido como uma maneira de usar tecnologia para se relacionar com os clientes. Quando bem feito, o CRM acompanha todas as interações do consumidor com a empresa e identifica oportunidades, ocasiões de consumo e missões de compra.

Com isso, passa a ser possível coletar informações sobre os consumidores e analisar esses dados para gerar insights valiosos para o negócio. Especialmente em negócios de grande frequência, como supermercados e farmácias, o grande volume de informações faz com que o uso de uma plataforma de análise de dados seja essencial.

De um ponto de vista operacional, o CRM identifica oportunidades extras de relacionamento e vendas. Com isso, pode gerar impactos importantes nas receitas e nos resultados do varejo. No caso da Propz, nossa tecnologia de Inteligência Analítica automatizada é capaz de entender e influenciar o comportamento dos consumidores, gerando um incremento médio de vendas de 3,37%. Um cliente varejista chegou a obter um aumento de até 7,8% nas vendas de combustíveis, uma vez que o modelo de ativação automatizado entende o momento ideal de cada cliente e gera incrementos de compra consistentes.

Mas o CRM é muito mais que uma solução tecnológica. Ele é uma filosofia que muda a mentalidade das empresas: o foco deixa de estar nos produtos e passa a estar na satisfação dos clientes. Com isso, o varejo passa a atrair mais clientes, aumentar suas vendas, converter mais leads em clientes e identificar oportunidades para aprofundar o relacionamento com o consumidor.

Quanto mais frequente é o relacionamento do cliente com o varejista, maiores serão os benefícios obtidos com o uso de um CRM. Afinal de contas, quanto mais informações são coletadas e analisadas, mais seu negócio consegue identificar oportunidades e gerar mais interações com os consumidores.

Afinal, como escolher o melhor CRM?

Para escolher o melhor CRM para o seu negócio, busque uma plataforma que tenha as seguintes características:

1) Integre o CRM à estratégia corporativa

O CRM não é uma plataforma que funciona de forma isolada das demais operações da empresa. Muito pelo contrário! Empresas que desenvolvem boas estratégias de relacionamento com os clientes transformam o CRM no “centro nervoso” do seu negócio.

A sua plataforma de CRM precisa ser capaz de colocar em prática a estratégia do negócio. O varejo pode buscar, por exemplo, aumentar suas vendas em X%, ou seus lucros em Y%. Ou ainda obter um número Z de novos clientes ou ampliar o tíquete médio ou a recorrência de compras em um determinado porcentual.

Uma vez que esse objetivo seja definido, o CRM tem de ser capaz de acompanhar esses objetivos. Se a meta é ampliar os lucros, a plataforma precisa oferecer insights, táticas e ações promocionais que aproximem o negócio de seu objetivo.

2)  Automatize as ações promocionais

As melhores plataformas de CRM do mercado realizam a personalização dinâmica de campanhas, oferecem recomendações personalizadas e fazem a mensuração da performance de cada campanha e cada cliente. Ao automatizar essas ações, o varejista consegue escalar sua operação e adotar mais rapidamente as soluções que funcionam para o negócio. O resultado é um crescimento consistente das vendas.

3)  Tenha uma infraestrutura flexível

Uma infraestrutura de Big Data, suportada por machine learning e Inteligência Artificial, não depende necessariamente de grandes investimentos. O uso de tecnologias de nuvem (cloud computing) otimizadas para CRM permite que o varejista identifique como engajar o cliente em sua proposta de valor. E sem onerar seu negócio: plataformas de CRM que rodam na nuvem se adaptam às necessidades da sua operação, sem ociosidade nem gargalos.

4)  Conte com um motor de decisão analítica

Sua plataforma de CRM precisa ter uma ampla capacidade de análise de dados. A partir da coleta de informações e de inteligência aplicada ao negócio, o varejo pode automatizar sua estratégia de relacionamento com o consumidor e desenvolver ativações personalizadas, que entregam o dobro da performance média de campanhas segmentadas.

5)  Acelere a entrega promocional do seu negócio

Bons sistemas de CRM conectam as iniciativas comerciais da indústria e do varejo às necessidades, hábitos e desejos dos consumidores. Dessa forma, fazem a personalização dinâmica das campanhas, a partir de um relacionamento multicanal. As melhores plataformas de CRM do mercado identificam os canais pelos quais os consumidores têm mais propensão de se engajar às campanhas, de acordo com seu momento e missão de compra. É a hiperpersonalização que acelera o retorno do investimento do varejista.

6)  Tenha uma abordagem científica

Analisar o resultado de uma ação promocional com base unicamente no crescimento das vendas pode gerar resultados enganosos. Afinal de contas, é possível que o faturamento daquele produto ou categoria já estivesse em alta mesmo sem a promoção. Assim, o importante não é identificar o aumento das vendas – e sim, que as vendas aumentaram mais do que já cresceriam naturalmente.

Para isso, o resultado incremental deve ser medido usando critérios científicos, como a definição de um grupo de controle e a captura do efeito de todos os canais de relacionamento com o cliente. Plataformas tecnológicas que têm esse cuidado na medição de seu resultado entregam retornos mais condizentes com sua performance verdadeira.

A escolha da plataforma correta de CRM é vital para o seu negócio. Afinal de contas, os ganhos são muito maiores quando se tem uma visão completa do mercado e das possibilidades de engajamento com os clientes – e quanto tudo isso está diretamente conectado ao planejamento estratégico do negócio. As melhores soluções de CRM do mercado oferecem essa abordagem global e trazem ainda mais oportunidades para o aumento de suas vendas.

As soluções de negócios da Propz comparam a base de ofertas do varejo com a demanda dos consumidores para, automaticamente, gerar milhões de recomendações automáticas de ação. Fale com a gente e descubra como impulsionar suas vendas!

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