Ir para o conteúdo principal
Voltar

TendênciasVarejo

Inovação: qual você quer implementar no seu negócio?

Muito se fala em inovação e, no atual cenário, onde tudo está conectado e mudando rapidamente, parece que as próprias inovações ficam obsoletas antes mesmo de serem lançadas. Mas não é bem assim…

O que é inovação?

No mundo corporativo, inovação é uma ideia que foi implantada no dia a dia das empresas, gerando retorno como aumento de faturamento, melhoria das condições de trabalho, maior produtividade ou redução de custos, por exemplo.

Conceitos de inovação

Quando você imagina algo inovador, só consegue enxergar algo totalmente genial e revolucionário? Algo jamais visto na face da terra? Pois bem, saiba que geralmente a inovação não precisa ser assim: uma utopia, um ideal inalcançável e que só pode ser criada por pessoas brilhantes e com recursos financeiros infinitos. Que tal quebrarmos este paradigma e começarmos a encarar a inovação como algo possível e, principalmente, que faça parte de processos dentro da sua empresa?

Mitos sobre inovação

Confira, a seguir alguns mitos sobre inovação e tente colocar em prática uma nova forma de criar soluções e superar limites no seu dia a dia.

Para inovar basta ter uma equipe criativa!

Inovação e criatividade não são a mesma coisa. Elas fazem parte do mesmo processo, mas uma é o resultado enquanto a outra é a matéria-prima.

A inovação está apenas no produto

As ideias que impactam a empresa podem ser expressas de diferentes formas e dimensões, como um novo processo, uma nova forma de controlar o estoque, ou um programa de relacionamento que permita conhecer e se relacionar com seus clientes.

Só um gênio consegue inovar

O processo de inovação não vem de talentos inatos ou características pessoais. Este é um processo que exige cooperação, competência e um trabalho de desenvolvimento contínuo. Todos têm a capacidade de inovar!

A inovação depende apenas de processos bem estruturados

O processo é apenas parte do todo. É possível ter um processo bem estruturado que não funciona na prática. A inovação também deve fazer parte da estratégia e da cultura organizacional, orientando tarefas, comportamentos, ações e tomadas de decisão.

A inovação vem da tecnologia

Além de processos bem estruturados, sua empresa também pode ter o que há de mais moderno em tecnologia, mas pode não ser inovadora. Redefinir modelos de negócios e criar processos diferenciados, não necessariamente dependem de novas tecnologias.

Gostou desse post? Deixe aqui seus comentários e compartilhe com os amigos para que eles também conheçam estas dicas.

Inscreva-se em nossa newsletter para receber mais conteúdos como esse e fique sempre atento aos novos artigos.

Inscreva-se na nossa Newsletter

Compartilhe